22 de Outubro de 2017
11º
max. 20º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
encontro 12 de Setembro de 2014
Seminário debate atividades náuticas

Um seminário internacional sobre cidades portuárias, focado especialmente na náutica de recreio e no turismo náutico, uma exposição e visitas a navios da Marinha assinalam, em Setúbal, o Dia Mundial do Mar.

O programa, promovido pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Câmara Municipal, além do seminário internacional, inclui uma exposição de banda desenhada e visitas guiadas aos tall ships da Marinha Portuguesa, Sagres, Creoula e Vera Cruz.

O seminário, que decorre ao longo do dia 26, no Fórum Municipal Luísa Todi, conta, na sessão de abertura, agendada para as 10h30, com intervenções do presidente do conselho de administração da APSS, Vítor Caldeirinha, e do vice-presidente da Autarquia, André Martins.

O I Seminário Internacional Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade “A Náutica de Recreio e o Turismo Náutico” é de participação gratuita e está sujeito a inscrição obrigatória, através do número 265 542 023 ou do endereço ssilva@portodesetubal.pt.

O encontro envolve a participação de vários profissionais da Península Ibérica ligados direta ou indiretamente à náutica de recreio e ao turismo náutico.

O primeiro painel de oradores, com início às 11h20, debate a temática “A Náutica de Recreio como Estratégia de Valorização Territorial”.

O painel é moderado por João Figueira de Sousa, do Instituto de Dinâmica do Espaço da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Entre os oradores, Augusto Mateus, da Augusto Mateus & Associados, faz uma exposição sobre “O Recreio e o Turismo Náutico no contexto do Desenvolvimento da Cidade e da Região de Setúbal”, Vincent Chaparía, da Universidad Politécnica de Valencia, aborda “O Planeamento das Infraestruturas de Apoio à Náutica de Recreio e a sua Articulação com o Território”, e Bruno Soares, da Bruno Soares Arquitetos, desenvolve o tema “A Náutica de Recreio e a Revitalização das Frentes Ribeirinhas”.

Os trabalhos são retomados, após o almoço, às 14h15, com um painel dedicado a “Experiências de Promoção de Infraestruturas de Apoio à Náutica de Recreio”.

A moderação está a cargo de António Sanches do Valle, da WW – Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, e a primeira intervenção cabe a José Manuel Pereira, administrador da Oeiras Viva, EMM, que explora a temática a “A Iniciativa Municipal na Promoção de Infraestruturas: o Porto de Recreio de Oeiras”.

Neste segundo painel participam também Joan Alemany, da Universidad de Barcelona, que fala sobre “A Adequação da Oferta à Procura da Náutica de Recreio”, e Martinho Fortunato, da marina de Lagos, cuja intervenção se intitula “Os Fatores Críticos de Sucesso na Promoção de uma Marina”.

Uma mesa redonda, a partir das 16h00, promove a discussão sobre “A Náutica de Recreio e o Turismo Náutico em Setúbal: Perspetivas de Desenvolvimento”.

O debate, moderado por Raul Tavares, diretor do semanário Semmais, inclui uma apresentação de Ernesto Carneiro, da APSS, e Vasco Raminhas, da Câmara Municipal de Setúbal, que falam sobre “A Marina de Setúbal: o Projeto, a Dinamização das Atividades Náuticas e a Valorização Urbana”.

A mesa redonda conta ainda com os contributos de Hugo O’Neill, presidente do Clube Naval Setubalense, Luís Vasconcelos Dias, administrador da Lindley, Maria João Carmo, diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Pedro Vale, administrador da Boatcenter, e Tiago Marcelino, diretor da Marina de Troia.

O encerramento do I Seminário Internacional Cidades Portuárias e Relação Porto-Cidade está a cargo do comandante João Fonseca Ribeiro, diretor-geral de Política do Mar.

À margem do encontro, o Porto de Setúbal recebe, nos dias 26 e 27, três dos mais representativos tall ships portugueses, o Navio da República Portuguesa Sagres, o Navio de Treino de Mar Creoula e a caravela Vera Cruz.

Durante a estadia no porto sadino, promovida pela APSS, Câmara Municipal e Aporvela, realizam-se visitas destinadas a escolas e ao público em geral no dia 26, das 10h00 às 18h00, às três embarcações.

No dia 27, as visitas guiadas decorrem das 09h00 às 12h30, à Sagres, e das 10h00 às 20h00, à Vera Cruz.

O programa que assinala o Dia Mundial do Mar em Setúbal inclui ainda a exposição “Comics a Puerto: un universo marítimo en viñetas”, entre 24 de setembro e 19 de outubro, na Casa da Baía.

A mostra, da autoria de Jordi Ojeda e Francecs, com inauguração marcada para as 18h30 do dia 24, foi criada com o objetivo de estimular o interesse pelo mundo marítimo e portuário através de uma forma acessível e divertida.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign