16 de Dezembro de 2017
10º
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
saúde 11 de Maio de 2012
Setecentos avaliam saúde do coração

Mais de 700 pessoas aproveitaram a iniciativa “Sete Dias com o Coração” para realizar gratuitamente, entre 7 e 10 de maio, na Avenida Luísa Todi, um conjunto de rastreios relacionados com saúde cardiovascular.

Com exceção do primeiro dia, em que choveu e o número de utentes se cifrou em cerca de 50 pessoas, nos restantes dias da ação passaram em média, diariamente, entre 200 a 220 pessoas pelos oito stands de rastreio instalados junto do coreto da Avenida Luísa Todi.

Devido à grande afluência de visitantes, a organização viu-se inclusivamente forçada a limitar a distribuição de senhas, uma vez que o tempo de espera era elevado e cada pessoa demorava mais de 30 minutos a percorrer o circuito de rastreios delineado.

Cerca de 50 profissionais e auxiliares de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia, assistentes e voluntários, estiveram envolvidos, todos os dias, na ação, que decorreu de manhã e à tarde.

Na população rastreada, com idades entre os 30 e os 85 anos, foi mais frequente a deteção de casos de diabetes e de tensão arterial e colesterol elevados. A organização da iniciativa adianta, todavia, que se registaram ainda alguns casos de fibrilhação auricular, patologia que consiste num ritmo cardíaco anormal, carecendo de atenção médica.

Os “Sete Dias com o Coração” é uma iniciativa organizada pelo Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal e pela Câmara Municipal, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

A ação dirige-se agora aos profissionais do Hospital do Outão, no dia 16, do Hospital de S. Bernardo, a 23, e da Câmara Municipal, a 24.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign