23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
certame 02 de Julho de 2012
Setfesta ajuda associativismo

A gastronomia e a música marcaram a 29 de junho o início da “Setfesta 2012”, certame que decorre até ao dia 8 no Largo José Afonso, em Setúbal, e que tem como um dos principais objetivos o apoio financeiro ao movimento associativo.

O já tradicional hastear das bandeiras das coletividades participantes defronte à entrada principal do recinto marcou, ao final do dia, a abertura do certame que tem como um dos pontos mais fortes a oferta gastronómica, patente este ano em dez pavilhões de coletividades das freguesias de Nossa Senhora da Anunciada e de Santa Maria da Graça.

Se, para os visitantes, a gastronomia e os espetáculos são os principais atrativos da “Setfesta 2012”, a vereadora da Câmara Municipal Carla Guerreiro sublinha que o evento também se destaca pelo apoio prestado ao movimento associativo local.

“É também pelas coletividades que estamos aqui. Este tipo de festas está-se a consolidar nos hábitos da população em todo o Concelho. Cada vez mais nota-se que as pessoas já sabem que esta é a altura da Setfesta, que ‘naquele’ mês se realiza a Festanima ou que depois é a vez das festas da Mourisca”, sublinhou a vereadora durante a cerimónia de inauguração do certame.

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Graça, Fernando Paulino, reforçou igualmente a importância da Setfesta como um evento que presta um relevante auxílio financeiro ao movimento associativo. “Espero que os objetivos do certame sejam cumpridos, nomeadamente o comercial, devido às expetativas das coletividades”, frisou.

Perspetiva também partilhada pelo presidente da Junta de Freguesia da Anunciada, José Manuel Silva, salientando ainda, além do “magnífico trabalho da organização”, que o apoio ao movimento associativo resulta em melhores serviços à população, assegurando um vasto leque de “atividades desportivas, culturais e de lazer em prol da sociedade”.

Bifinhos de coentrada, choco frito, salada de polvo, chouriço assado ou marisco são apenas algumas das muitas propostas gastronómicas presentes nos pavilhões gastronómicos das coletividades e que, em formato de pequenos pratos de petiscos ou em doses mais generosas, estão disponíveis ao público com preços que variam, em média, entre os dois e os dez euros.

A música é outro catalisador das atenções durante a Setfesta, cabendo a Toy, no dia 29, as honras de abertura do palco instalado no recinto e que durante cerca de uma hora centenas de pessoas assistiram e aplaudiram a algumas das músicas mais românticas do artista setubalense.

Rosário Fontinha foi uma das muitas visitantes que se deslocaram à Setfesta, neste caso, com o principal objetivo de jantar. “A ideia era vir petiscar com a família. Comemos bem e até é barato. Só não sabia do Toy e agora, pronto, lá vamos ficando. Sempre é uma noite diferente para ir esquecendo a crise.”

Além da música, o certame, sempre de entrada gratuita, conta ainda com vários stands de artesanato e de produtos regionais, como as típicas Bolachas Piedade.

No recinto pode também ser apreciada uma exposição coletiva de fotografia, inspirada em moradores do Bairro de Troino, um dos mais característicos e típicos e de Setúbal.

O festival é organizado pelas juntas de freguesia da Anunciada e de Santa Maria da Graça, em conjunto com dez coletividades daquelas freguesias e ainda com o apoio da Câmara Municipal e o patrocínio de empresas do Concelho.

A Setfesta funciona de domingo a quinta-feira, das 18h00 às 24h00, com o horário de encerramento às sextas-feiras e aos sábados a ser alargado até à 01h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign