18 de Outubro de 2017
16º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
educação 03 de Março de 2016
Setúbal abraça 'Rota dos 20'

A criatividade de alunos a frequentar a rede escolar de Setúbal na procura de contributos para a melhoria ambiental é desafiada, a partir de dia 3, com a passagem de testemunho da iniciativa “Rota dos 20”, do Projeto Eco-Escolas.

O ato simbólico de passagem da iniciativa de educação ambiental do município de Sesimbra para o de Setúbal foi assinalado na EB de Azeitão, com o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco, a destacar a importância desta ação.

“Este tipo de iniciativas tem mais relevância quando dinamizadas nos estabelecimentos de ensino. As escolas são a chave para o sucesso da educação ambiental, para incutir comportamentos cívicos nos mais novos e consciencializar para a necessidade de preservar o ambiente”, realçou o autarca.

A iniciativa “Rota dos 20”, que comemora as duas décadas do Eco-Escolas em Portugal, desafia a comunidade escolar a identificar problemas locais e a propor soluções nas mais variadas áreas de intervenção ambiental, com destaque para as questões da mobilidade sustentável.

Para Manuel Pisco, mais que campanhas em folhetos ou em outdoors, “a sensibilização para as questões ambientais deve estar sempre presente nas escolas, não de uma forma complementar, mas transversal a todo o processo educativo”. Acrescentou, ainda, que é importante agir “no imediato”

A entrega da bandeira da “Rota dos 20” à EB de Azeitão, uma das 16 escolas do concelho de Setúbal aderentes ao Projeto Eco-Escolas, selou a passagem de testemunho da iniciativa que se mantém no território sadino até maio, para depois seguir para Alcácer do Sal.

“Está recebida!”, exaltou o vereador do Ambiente, que aceitou do homólogo de Sesimbra, Francisco Luís, o livro “Código da Rota dos 20”, que compila as sugestões avançadas pelos municípios pelos quais a iniciativa já passou. “Vamos tentar corresponder à experiência.”

A bandeira e o livro, bem como um pergaminho, que partilha várias propostas ambientais provenientes de escolas de Sesimbra, chegou à EB de Azeitão por um grupo de desportistas que veio de bicicleta e a pé desde o concelho vizinho do de Setúbal, num exercício de cidadania em prol de uma melhor qualidade ambiental.

A coordenadora do Eco-Escolas na EB de Azeitão, Sara Cabral, mostrou-se entusiasmada por ter a honra de ser o primeiro estabelecimento de ensino do concelho a receber a “Rota dos 20” e deu a conhecer alguns dos projetos ambientais dinamizados na escola.

A iniciativa “Rota dos 20”, além de despertar a curiosidade e interesse dos alunos para as questões ambientais, procura, entre outros objetivos, envolver os municípios na articulação com a rede Eco-Escolas e divulgar o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto na rede internacional.

O município de Setúbal, como aderente à “Rota dos 20”, compromete-se a concretizar pelo menos uma ação das propostas apresentadas pelos estabelecimentos de ensino locais conducente à melhoria das condições de segurança e sustentabilidade da mobilidade no concelho.

As escolas participantes vão sugerir num mapa virtual e num pergaminho a entregar à presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, medidas concretas a aplicar na região, além de contribuírem para a diminuição do impacte ambiental das deslocações diárias de e para os estabelecimentos por parte dos diferentes agentes que constituem a comunidade escolar.

A “Rota dos 20” é a versão de 2016 da iniciativa “Rota das Eco-Escolas”, coordenada pela ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa e o Programa Eco-Escolas, criada com o intuito de alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento de crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e municípios.

Nestas comemorações dos 20 anos do projeto, a organização nacional pretende chegar a pelo menos mil escolas presentes nos 18 distritos e regiões autónomas do país.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign