14 de Dezembro de 2017
15º
max. 17º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
paz 09 de Fevereiro de 2015
Setúbal acolhe Tocha da Liberdade

A Tocha da Liberdade e da Paz, que assinala o 70.º aniversário do final da II Guerra Mundial, chegou no dia 9 a Setúbal, onde percorreu escolas básicas e secundárias da cidade.

Mais de meia centena de pessoas concentraram-se na Praça de Bocage, em frente dos Paços do Concelho, para receber a Tocha da Liberdade e da Paz, que se encontra em périplo pela Europa, numa iniciativa da Federação Internacional de Resistentes e a nível nacional promovida pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).

Marilia Vilaverde Cabral, da URAP, salientou que estas comemorações ”dão um contributo para que não se esqueça o período mais negro da história da humanidade, com mais de 50 milhões de mortos e todo o sofrimento e horror pelo que passaram os homens, mulheres e crianças que estiveram nos campos de concentração nazis”.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, saudou a iniciativa, recordando o dia 27 de janeiro de 1945 quando os soldados do exército soviético chegaram ao campo de concentração de Auschwitz, onde encontraram “o horror de 8 mil prisioneiros, enregelados, famintos, moribundos, os últimos de um total de 1 milhão e 300 mil enviados para aquela fábrica da morte do regime nazi”.

No final da cerimónia que marcou a passagem da Tocha da Liberdade e da Paz pela cidade de Setúbal, foram soltas 14 pombas.

A tocha chegou na manhã do dia 9 a Setúbal e teve como ponto de partida os portões da Lisnave, na Mitrena, num percurso que trouxe o símbolo que marca o final da II Guerra Mundial até ao centro da cidade.

O transporte foi feito por atletas da Associação de Atletismo Lebres do Sado, tendo como primeira paragem a Escola Básica e Secundária Lima de Freitas. Em seguida, a comitiva dirigiu-se para a Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago, depois para a Escola Básica Luísa Todi, para a Escola Básica Barbosa du Bocage e, finalmente, para a Escola Secundária Sebastião da Gama.

A Tocha da Liberdade e da Paz chegou a Portugal no dia 29 de janeiro, depois de ter percorrido vários locais em nove países europeus, dirigindo-se para Espanha a 15 de fevereiro.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign