12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
sensibilização 04 de Dezembro de 2017
Setúbal afirma-se contra pena de morte

Setúbal associou-se ao movimento mundial Dia Internacional das Cidades pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte, com a colocação de uma faixa e iluminação do pelourinho.

“Cidade Contra a Pena de Morte”. A frase, colocada no pelourinho localizado na Praça Marquês de Pombal, iluminado no dia 30 de novembro a propósito da efeméride, ganha renovado significado e reflete o sentimento de Setúbal em relação a uma prática que ainda se mantém em diversos países do mundo.

Esta foi a resposta ao desafio lançado pela Comunidade de Sant’Egídio, com o município a voltar a associar-se a um movimento que representa a maior mobilização abolicionista a nível mundial, com a adesão de mais de duas mil cidades espalhadas pelos cinco continentes.

O Dia Internacional “Cities For Life”, Cidades pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte é um movimento de âmbito mundial que teve origem em 2002, por iniciativa da Comunidade de Sant’Egídio, para assinalar o aniversário da primeira abolição da pena capital, registada no Grão-Ducado da Toscana, Itália, a 30 de novembro de 1786.

A nível mundial, 140 países já aboliram na lei ou na prática a pena capital, dos quais 102 são totalmente abolicionistas, de acordo com dados da Amnistia Internacional, sendo a China, o Irão, a Arábia Saudita, o Iraque e o Paquistão os países que mais praticam a pena de morte.

Em 2016, houve um total de 1032 execuções em 23 países, o que corresponde a uma diminuição de 37 por cento relativamente a 2015.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign