21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
moçambique 16 de Março de 2016
Setúbal aproxima-se de Moçambique

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal encontra-se esta semana em Moçambique para visitas institucionais e de intercâmbio de experiências com os municípios de Maputo, Pemba, Quelimane e Beira, tendo inclusivamente celebrado, com esta última, um protocolo de colaboração.

Maria das Dores Meira e o presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, celebraram no dia 14 um protocolo através do qual os dois municípios se comprometem a desenvolver ações de cooperação nas áreas de educação e formação profissional, atividades económicas, saúde, saneamento básico, assistência técnica e administrativa, turismo, portos, cultura e desporto, ordenamento do território e urbanismo e democracia participativa.

“O acordo que assinamos abre ainda mais as portas para que cooperemos, para que troquemos experiências e saberes”, sublinhou a autarca setubalense na cerimónia de assinatura do protocolo.

O acordo, sem prazo limite definido, determina que ambas as partes assumem o compromisso de facilitar e encorajar a cooperação e o intercâmbio entre coletividades, associações, empresas e outras expressões organizativas da sociedade civil dos dois concelhos.

Nas deslocações a cada uma das cidades, Maria das Dores Meira realizou um conjunto de visitas e reuniões de trabalho destinadas a incrementar as relações com os municípios moçambicanos.

Durante a estadia na Beira, a qual contou com a participação do cônsul-geral de Portugal na Beira, António Inocêncio Pereira, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal visitou as obras do Projeto Chiveve, destinado à restauração do rio Chiveve e de construção de um desaguadouro com comportas hidráulicas no porto de pesca, o que irá garantir a drenagem controlada dentro da bacia hidrográfica do rio.

A autarca visitou também o Porto da Beira e a ETAR local, assim como o consulado português, além de participar como oradora numa palestra dedicada ao tema “O Papel da Mulher na Governação Autárquica ou O Desafio da Mulher Autárquica”.

Na cidade de Maputo, teve encontros de trabalho com empresários e a diáspora portuguesa, enquanto em Pemba realizou uma visita à baía local, membro, tal como Setúbal, do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, instituição atualmente presidida por Maria das Dores Meira.

Maria das Dores Meira inteirou-se de pormenores relacionados com o facto de se ter descoberto na baía de Pemba uma grande jazida de gás natural, cujo início de exploração já foi autorizado pelo governo local.

Os impactes ambientais na baía resultantes da exploração da jazida e as medidas a adotar no âmbito da salvaguarda do meio ambiente, de modo a garantir o desenvolvimento económico sustentável, foram tópicos que mereceram atenção especial da autarca.

Ainda em Pemba, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal assistiu às cerimónias de abertura do ano desportivo escolar.

A visita a Moçambique inclui, igualmente, uma passagem por Quelimane, cidade com a qual Setúbal está geminada desde no ano 2000.

 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign