22 de Outubro de 2017
11º
max. 20º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
natação 12 de Junho de 2014
Setúbal Bay com participação recorde

A prova de natação em águas abertas FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup regressa a Setúbal com uma etapa a realizar no dia 28, a única que decorre este ano na Europa e com um recorde local de participantes.

O desafio nas águas do rio Sado, a partir do Parque Urbano de Albarquel, é abraçado por 104 nadadores, masculinos e femininos, de 23 países, em representação dos cinco continentes. O elevado número de participantes atesta que a prova de Setúbal, pela organização e condições naturais, é uma das etapas mais disputadas do circuito mundial da modalidade.

“Temos garantida a presença de alguns dos melhores nadadores em águas abertas da atualidade. É a prova de que o rio Sado é um ponto de referência nas carreiras dos atletas”, salientou a presidente Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no dia 11, na Casa da Baía, na apresentação do evento desportivo.

A “Setúbal Bay”, evento do calendário dos 12.os Jogos do Sado, conta com a presença dos melhores atletas do ranking mundial da modalidade. Destaque para a participação de sete nadadores medalhados nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e noutras competições internacionais realizadas recentemente.

Entre os homens, Thomas Lurz, Spyridon Gianniotis e Simone Ruffini, atual número um da disciplina, são os nomes mais sonantes, enquanto nas mulheres as atenções centram-se em Poliana Okimoto, que defende o primeiro lugar do ranking, Haley Anderson, Ana Cunha, Martina Grimaldi e na veterana Angela Maurer.

O regresso da prova “é o resultado do esforço e do investimento do Município e da Federação Portuguesa de Natação na promoção de uma das mais importantes modalidades da natação”, vincou a autarca, ao destacar a “confiança conquistada” na organização da competição setubalense.

Após a realização de uma prova de qualificação olímpica em 2012, seguiu-se um ano de interregno no qual foi celebrado um acordo para a realização, em Setúbal, de mais quatro provas da FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup, competição que se mantém no Sado até 2017.

“Temos o compromisso para mais quatro anos”, afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, que apontou as mais-valias da continuidade da competição em Setúbal, não só para o “prestígio de Portugal” mas também na “esfera económica” para a região.

Os números da edição deste ano da Setúbal Bay não deixam aquele responsável indiferente. “São marcas importantes e um orgulho ter representantes dos cinco continentes.”

Adiantou, que esta é uma “prova de preparação” para outras competições internacionais que se avizinham.

Setúbal recebe pela sétima vez uma etapa do circuito mundial de natação em águas abertas, depois da realização de provas entre 2006 e 2011. Acresce, em 2012, uma qualificação olímpica. “Esta edição é marcada pelo recorde absoluto de atletas”, vincou o presidente do comité organizador, Luís Liberato.

No total, percorrem os 10 quilómetros da Setúbal Bay 54 atletas masculinos e 50 nadadoras femininas, entre os quais sete representantes portugueses que integram uma “seleção nacional em renovação”, como caracterizou o diretor técnico nacional, José Manuel Borges.

Após Arseniy Lavrentyev, referiu, esta é “uma equipa com pouca experiência”, que aposta em “dar oportunidade a jovens talentos, alguns deles em estreia em competições internacionais”, numa seleção composta por Hugo Ribeiro, Vasco Gaspar, Tiago Oliveira, Alexandre Coutinho, Angélica André, Florbela Machado e Vânia Neves.

A etapa de Setúbal da FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2014, uma parceria entre a Federação Internacional de Natação, a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal de Setúbal, é iniciada com a prova masculina, às 16h00, seguida, dez minutos depois, da partida da etapa feminina.

A competição internacional é antecedida de uma prova aberta, às 10h30, na distância de 1500 metros, com inscrições abertas até dia 17. “É a primeira vez que e evento abre com uma competição aberta à participação popular. Também isto marca uma nova era”, realçou José Manuel Borges.

A prova aberta, disputada num percurso retangular, é um evento de promoção das águas abertas que antecede a competição principal. Destina-se a nadadores entre os 14 e os 89 anos. Mais informações sobre este evento podem ser consultadas no sítio www.fpnatacao.pt.

A FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2014, com um total de oito provas, começou em fevereiro em Viedma, na Argentina, e já passou por Cancun, México. Depois da etapa setubalense, passa, até outubro, pelas águas de Lac St. Jean, Lac Magog e Lac Megantic, no Canadá, e de Chun’an e Hong Kong, na China.

“É uma honra ser a única cidade europeia a receber uma prova deste circuito”, afirmou Maria das Dores Meira.

A autarca destacou as “excelentes condições naturais” para a realização da competição e frisou que “o património natural é potenciado com a transformação da zona ribeirinha dinamizada pela Autarquia nos últimos anos.”

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign