12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
liberdade 02 de Abril de 2015
Setúbal celebra 25 de Abril

A Brigada Victor Jara, a celebrar quarenta anos de carreira, dá um concerto no dia 24, à noite, na Praça de Bocage, em Setúbal, no âmbito das comemorações locais da Revolução dos Cravos.

O espetáculo musical, com início às 22h00, um dos pontos altos do programa central, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com parcerias, é antecedido, 15 minutos antes, da projeção de um filme sobre o 25 de Abril e da distribuição de cravos vermelhos, o símbolo da revolução de 1974.

O evento, gratuito, prossegue com uma intervenção da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, às 23h45, seguida de arruada com a Dixie Band da Sociedade Musical Capricho Setubalense até à placa central da Avenida Luísa Todi, para, à meia-noite, se assistir ao espetáculo pirotécnico que anuncia a entrada no Dia da Liberdade. A arruada prossegue até ao Largo da Misericórdia, onde começa, 15 minutos depois do fogo de artifício, um concerto dos Frente Popular, na sede da Capricho.

Na Casa da Cultura, igualmente à meia-noite, é projetado o filme “Zeca Afonso no Coliseu”, sobre o concerto que o cantautor deu a 27 de janeiro de 1983, iniciativa organizada pelo Café das Artes.

As cerimónias protocolares comemorativas do 41.º aniversário do 25 de Abril decorrem de manhã nos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira, às 09h00, uma sessão solene da Assembleia Municipal de Setúbal, às 09h30, e uma atuação de alunos das escolas do ensino básico do concelho, às 10h30.

Segue-se, às 11h30, na Avenida Luísa Todi, a tradicional cerimónia com deposição de flores no Monumento à Resistência, numa iniciativa conjunta da URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses e da Autarquia.

Ao meio-dia uma comitiva da Câmara Municipal de Setúbal, encabeçada pela presidente, inicia uma visita pelas freguesias, para acompanhamento de atividades realizadas em vários locais.

De tarde, às 16h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, é apresentado o livro de Catarina Gomes “Pai, tiveste medo?”.

Ainda no dia 25, a Casa da Cultura acolhe diversas iniciativas, nomeadamente uma “Animação Infantil”, com ateliers de artes plásticas e pinturas faciais, das 10h00 às 18h00, dinamizada pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, em parceria com o Município, e uma atuação da Banda Filarmónica da Capricho Setubalense, às 11h00.

Seguem-se duas iniciativas do Centro de Estudos Bocageanos, com a inauguração de uma exposição sobre o general Humberto Delgado, às 15h00, e o lançamento do livro de Miguel Real “O Último Europeu”, uma hora depois.

As atividades de dia 25 na Casa da Cultura incluem, à noite, a apresentação da peça do Teatro Animação de Setúbal “Estrela de Seis Pontas”, às 21h30, e um concerto dos setubalenses Kalafate, do ciclo “Raízes e criação na música popular portuguesa”, promovido pela Associação José Afonso, às 22h30.  

No teatro, destaque para a reposição de “O Homúnculo”, baseada na obra homónima de Natália Correia, editada em 1965 e confiscada pela PIDE. A peça, do Teatro Estúdio Fontenova, é apresentada em duas sessões, no Fórum Municipal Luísa Todi, nos dias 25, às 19h00, e 26, às 21h30. Os bilhetes custam 3 euros para escolas, 5 para estudantes e maiores de 65 anos e 7 para o público em geral.

Uma conferência sobre “Setúbal em movimento. Mobilidade para Todos”, a realizar no dia 22, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, faz igualmente parte das comemorações. O encontro evoca ainda a elevação de Setúbal a cidade.

O mesmo local acolhe, no dia 28, às 17h00, uma sessão pública sobre o programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, com o tema “Três anos de organização de moradores”.

Um “Ciclo de Cinema de Abril – Matinés comentadas” também integra o programa central da Revolução dos Cravos, com sessões de 20 a 24 de abril, às 15h00, na Casa da Cultura, iniciativa organizada pela Autarquia e pela URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

No dia 26, a Casa da Cultura volta a ser palco de um conjunto de atividades, a primeira, às 10h00, com o Teatro do Elefante a levar à cena a peça de teatro infantil “A Princesa do Sal”.

De tarde, decorrem a conferência “Cantores de Abril”, com a presença de Eduardo Raposo, numa organização da Associação José Afonso, às 17h00, e um concerto de música portuguesa com Azevedo Silva, organizado pela associação Experimentáculo, com início às 18h30.

O programa inclui igualmente um itinerário pedagógico, cultural e documental para alunos da EB dos Arcos, intitulado “Na Rota do Documento – À descoberta do Património Documental Setubalense – 41 anos do 25 de Abril /1974-2015”, que decorre no dia 24, entre as 09h30 e as 12h30, na Praça de Bocage, no Arquivo Municipal e na Casa da Cultura.  

Também no dia 24, às 18h00, na Casa da Cultura, é apresentado o livro de Portugal da Silveira “A Traineira”.

De assinalar ainda um conjunto de exposições, como a que decorre até dia 26, na Galeria Municipal do 11, a mostra “Lagoa Henriques (1923-2009): Uma pedagogia da escultura”.

Já no Museu Sebastião da Gama, é inaugurada no dia 11, às 15h00, a exposição de fotografias de Maurício Abreu “Itinerários da Arrábida”, acompanhadas de poemas de Sebastião da Gama. Após a abertura, atua o grupo Toquivozes, da Sociedade Filarmónica Providência, seguindo-se uma palestra sobre Sebastião da Gama, pelo padre Alexandre F. Santos. A mostra pode ser visitada até 2 de maio.

Também no dia 11, abre ao público em Setúbal, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, a exposição de pintura de Alberto Pereira “As Cores do Sado”, patente até 31 de maio.

Entre 18 de abril e 6 de junho, de terça a sábado, a Casa Bocage recebe a mostra de Vítor Serrano “Coisas do Costume”.  

Além do programa central, a celebração em Setúbal do 41.º aniversário da Revolução dos Cravos engloba um conjunto de iniciativas, promovidas pelas juntas de freguesia em parceria com o movimento associativo, a realizar, ao longo de abril, um pouco por todo o concelho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign