11 de Dezembro de 2017
max. 16º
min. 6º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 09 de Abril de 2014
Setúbal celebra 40 anos de Abril

Os 40 anos do 25 de Abril são assinalados em Setúbal com um programa que inclui, entre outras atividades, concertos com Sérgio Godinho e A Naifa, uma exposição de Abel Manta, um espetáculo pirotécnico e a inauguração de uma escola.

Um espetáculo na noite de 24, na Praça de Bocage, anuncia a chegada do Dia da Liberdade. O evento, de entrada gratuita, começa às 21h30 com a distribuição de cravos e poemas com a letra da música “Grândola, Vila Morena”, e prossegue, meia hora depois, com um concerto de Sérgio Godinho.

As comemorações continuam às 23h45, com uma intervenção pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, seguindo-se uma arruada com o Quinteto Impossível até à placa central da Avenida Luísa Todi, local no qual, cinco minutos após a meia-noite, há um espetáculo pirotécnico.

Da Avenida Luísa Todi ao Largo da Misericórdia, numa nova arruada com acompanhamento da música do Quinteto Impossível, as comemorações nesta noite culminam na Capricho Setubalense, com um concerto pelos Jack Shits, a partir das 00h30, numa organização da Capricho e da Associação Experimentáculo.

O programa comemorativo de dia 24 inclui ainda, na Praça de Bocage, uma venda de livros e publicações sobre o 25 de Abril, uma iniciativa da Livraria Culsete que se prolonga até dia 27, assim como a inauguração, às 10h00, do novo Centro Escolar do Bairro Afonso Costa,

A 25, logo pela manhã, os Paços do Concelho são palco de um conjunto de cerimónias protocolares, iniciadas às 09h00, com o hastear da bandeira, continuando meia hora depois com uma sessão solene da Assembleia Municipal de Setúbal. Às 10h30 há um apontamento musical pelo Coro Lima Voxx.

Segue-se, às 11h00, um momento de confraternização musical entre miúdos e graúdos no coreto da Avenida Luísa Todi, numa atuação aberta a toda a população que junta os BelaBatuke e a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Mais tarde, às 11h30, igualmente na placa central da Avenida Luísa Todi, decorre uma cerimónia evocativa com deposição de flores no Monumento à Resistência, iniciativa organizada pela Autarquia em conjunto com a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

Ao meio-dia é iniciado a habitual do Executivo municipal às freguesias, as quais dinamizam atividades próprias ao longo do mês. Mais tarde, às 16h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, é inaugurada a exposição “40 Poemas à Liberdade”, momento que inclui um recital de poesia.

Uma hora depois, às 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realiza-se a apresentação da obra “Abril, 40 Anos, 40 Poetas”, cerimónia que engloba a declamação de poemas por artistas locais e um apontamento musical por Pedro Pereira. A iniciativa é organizada pela Casa da Poesia de Setúbal.

“Entre Trovas e Cantigas” é o título de uma mostra da Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, organizada em colaboração com a Associação José Afonso, a inaugurar às 18h00 no Espaço das Artes, na Casa da Cultura, com animação musical. A exposição está patente até 8 de maio. 

À noite, com início às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, há um concerto com A Naifa, que apresenta ao público o mais recente trabalho, “As canções d’A Naifa”, com temas originais de outros artistas interpretados nas atuações do grupo ao longo de quase uma década de existência.

À mesma hora, no Teatro de Bolso, o TAS – Teatro Animação de Setúbal tem em cena a peça “A Estrela de Seis Pontas”, momento cénico a que se segue a iniciativa “Conversas sobre Abril”.

O programa comemorativo de dia 25 inclui ainda, às 22h00, na Casa da Cultura, o lançamento do livro “Militares e Política: o 25 de Abril”, de Luísa Tiago Oliveira, uma iniciativa do ciclo “Muito Cá de Casa”, numa organização conjunta da Autarquia e o atelier DDLX.

Além do programa dos dias 24 e 25, a celebração dos 40 anos da Revolução dos Cravos engloba ainda um conjunto de iniciativas variadas, dinamizadas, sobretudo, ao longo do mês, em parceria com o movimento associativo, em espaços públicos e equipamentos municipais.

A sétima arte está em destaque no “Ciclo de Cinema sobre Abril”, iniciado no dia 3 e que prossegue a 10 e 17, sempre às 21h30, no Teatro de Bolso. A iniciativa é organizada pelo TAS e pela Experimentáculo.

Até dia 11, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, às 15h00, estão a decorrer matinés comentadas. As próximas sessão são “Sinais de Fogo”, no dia 9, “O Trigo e o Joio”, a 10, e “Uma Abelha na Chuva”, 11. A iniciativa é organizada pela Autarquia em parceria com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

“Cartoons da Revolução”, de João Abel Manta, patente de 12 de abril a 10 de maio, na Galeria Municipal do 11, organizada pela Autarquia em colaboração com o Museu da Cidade, em Lisboa, é uma das muitas exposições a visitar no âmbito das comemorações locais do 25 de Abril.

Manuel Augusto Araújo, assessor para a Cultura na Câmara Municipal de Setúbal, fala sobre a obra “Paredes que Falam/As Imagens em Democracia”, dia 19, às 21h30, na Casa da Cultura, numa iniciativa integrada no ciclo “Muito Cá de Casa”, promovida em parceria com o atelier DDLX.

“Revolução de Abril: uma revolução democrática e nacional” é o título de uma conferência por Domingos Abrantes, dirigente histórico do PCP, agendada para dia 26, às 16h00, na Casa da Cultura, numa sessão organizada pelo Centro de Estudos Bocageanos.

Igualmente a 26, às 21h30, na Casa da Cultura, há um concerto com as bandas Birds are Indie e LeaVangarde, num espetáculo promovido pela Câmara Municipal de Setúbal e a Experimentáculo.

A animação de Abril está presente num programa das juntas de freguesia do concelho, com um conjunto variado de atividades.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign