18 de Dezembro de 2017
10º
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
Comemorações 01 de Setembro de 2011
Setúbal celebra Bocage

A inauguração da exposição que assinala os 50 anos do Museu de Setúbal é um dos pontos altos das Comemorações Bocagianas, programa em torno do Dia de Bocage e da Cidade, a realizar entre os dias 10 e 18.

As comemorações do Dia de Bocage e da Cidade, a 15, abrem com a cerimónia do hastear da bandeira, às 09h00, na varanda dos Paços do Concelho, a homenagem ao poeta, junto da estátua, às 09h15, seguindo-se a sessão solene evocativa da efeméride, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Ainda durante a manhã realiza-se a homenagem aos funcionários municipais aposentados e a entrega das medalhas da cidade a personalidades e entidades do Concelho, momento que conta com a atuação musical do grupo Tódicos, do Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi.

Ao longo do dia, entre as 10h00 e as 18h00, a Casa da Baía abre as portas aos artistas que ali queiram manifestar a sua arte, na iniciativa “Na Rota de Bocage… Encontro com talentos”.

O programa do dia 15 das Comemorações Bocagianas inclui um conjunto de iniciativas relacionadas com obras de requalificação do Concelho. Às 12h30, é lançada a primeira pedra de uma empreitada de beneficiação geral da urbanização de Vale de Cães, em Brejos de Azeitão. À tarde, são inaugurados os arranjos exteriores da Praceta Interior à Avenida Avelar Brotero, às 15h00, e celebrado o ato de consignação da empreitada de modernização do Fórum Municipal Luísa Todi, às 16h00, no local das obras.

À mesma hora realiza-se um concerto da Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense, no coreto da Avenida Luísa Todi.

Segue-se, às 17h00, nas antigas instalações do Banco de Portugal, a inauguração da exposição que assinala os 50 anos do Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

Esta exposição, patente até 13 de novembro, dá a conhecer ao público as coleções do acervo e o trabalho desenvolvido em matéria de pesquisa, conservação e restauro, e as atividades dirigidas ao público.

Uma hora mais tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem lugar a cerimónia de entrega de prémios do XIII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage. Esta iniciativa da LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, com o apoio da Autarquia.

O Dia de Bocage e da Cidade encerra com o espetáculo “… no meio de mil dores…”, pelo Teatro Animação de Setúbal, nos Claustros do Convento de Jesus, a partir das 21h30.

Além das iniciativas que decorrem a 15 de setembro, as atividades integradas nas Comemorações Bocagianas têm início no dia 10 com a abertura de uma exposição coletiva dos artistas plásticos da Artiset.

Até dia 16, obras baseadas no soneto de Bocage “Nascemos para amar” podem ser vistas no Clube Militar de Oficiais de Setúbal.

A música é outra das áreas artísticas contempladas neste programa, com a iniciativa “Há Jazz nos Jardins” a fazer-se ouvir nos dias 11, no Jardim da Algodeia, e 18, no Parque do Bonfim, às 18h00.

Oito curtas-metragens que mostram o que oito jovens sentem acerca da sua cidade podem ser vistas, entre os dias 11 e 18, uma por noite, às 21h30, antes da sessão cinematográfica em exibição no Cinema Charlot – Auditório Municipal. Este é o resultado do “Projeto BI – Sentimento de Pertença”, da produtora Vende-se Filmes, que contou com a participação de jovens residentes em Setúbal.

A tertúlia anual “Eis Bocage… Conversas de Botequim” antecede as cerimónias do dia 15, Dia de Bocage e da Cidade. O encontro, que conta já com 12 edições, está marcado para dia 14, às 21h00, na Casa da Baía, numa iniciativa da Câmara Municipal e do jornal digital Setúbal na Rede.

O programa das Comemorações Bocagianas é retomado no dia 17, com a realização do XIX Open Nacional de Damas Clássicas - Cidade de Setúbal, das 09h00 às 20h00, na Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Uma visita guiada à exposição sobre os 50 anos do Museu de Setúbal, pelo conservador Fernando António Baptista Pereira, está marcada para as 16h00.

A exposição “Os Anti-Monumentos. Prefácio a uma exposição”, de Virgílio Domingues, é inaugurada às 18h00, na Casa da Baía, onde fica patente até 13 de Novembro.

À noite, a partir das 21h30, há fado na Praça de Bocage.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign