17 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 04 de Setembro de 2012
Setúbal celebra Dia da Cidade

A inauguração do renovado Fórum Municipal Luísa Todi, a 15 de setembro, é o ponto alto das comemorações do Dia de Bocage e da Cidade 2012, com um programa de iniciativas culturais, desportivas e recreativas ao longo do mês.

O calendário das atividades, organizado pela Câmara Municipal e entidades do concelho, tem início no dia 8, com a palestra “Bocage ‘quase esquecido’”, pelo Grupo de Setúbal Quase Esquecida. O encontro tem lugar, às 15h00, no Museu Sebastião da Gama.

Uma hora mais tarde, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Água Ardente, Produções Teatrais e o grupo PensarTeatro da Associação de Saúde Mental Dr. Fernando Ilharco estreiam a peça “Alma”.

A 9, durante a manhã, decorre na orla atlântica o XI Troféu Bocage – Concurso de Pesca Desportiva Cidade de Setúbal, prova organizada pelo Clube Companhia dos Mares e pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar.

No mesmo dia, às 21h30, há cinema no Mercado do Livramento. Nesta primeira de duas sessões, a Arrábida é o ponto central, com a exibição de curtas-metragens sobre a serra.

“Arrábida, ocupação humana, património arquitetónico e saberes”, de Marco Candeias, “Arrábida Anno Domini”, de Alberto Pereira e João Amaral, “Setúbal, cidade verde”, de Helena de Sousa Freitas, e “A criação de um queijo”, de Filipe Gomes, são as peliculas que vão passar durante cerca de 70 minutos, além do filme promocional da candidatura a Património Mundial da Humanidade, produzido pela Associação dos Municípios da Região de Setúbal.

A 13.ª edição da tertúlia “Eis Bocage… Conversas de Botequim”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com o jornal “Setúbal na Rede”, realiza-se a 14, às 21h00, na União Setubalense.

Também a 14 pode ser visitada a exposição “Setúbal”, na sede da Junta de Freguesia de Santa Maria da Graça, patente até dia 21, no horário das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00,

As comemorações do Dia de Bocage e da Cidade, feriado municipal, começam com o hastear da bandeira e a deposição de flores na estátua, às 09h00, na Praça de Bocage.

Segue-se, às 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão solene evocativa, com homenagem aos funcionários municipais aposentados e condecoração de personalidades e entidades do Concelho com a medalha de honra da cidade.

O momento inclui leitura de poemas de Bocage, pelo Teatro Animação de Setúbal, e atuação das tunas dos agrupamentos de escolas Luísa Todi e Ordem de Sant’Iago.

Enquanto as cerimónias evocativas do nascimento de Bocage decorrem no centro da cidade, no Parque Urbano de Albarquel a manhã começa de uma forma divertida, com a regata de banheiras e outras embarcações insólitas, no âmbito dos “Jogos do Sado”.

Ainda de manhã, realiza-se a 2.ª Taça Bocage/Torneio de Andebol, no Pavilhão Antoine Velge, uma organização da Junta de Freguesia de S. Julião. Durante todo o dia, entre as 10h00 e as 21h00, decorre o XX Open Nacional de Damas Clássicas, organizado pela Associação de Damas de Setúbal, na Capricho Setubalense.

A tarde do Dia de Bocage e da Cidade é preenchida com um concerto pela Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense, no coreto da Avenida Luísa Todi, às 16h00, hora em que tem início o evento multicultural do HumbleJungle “EcoBeats 2012”, no Parque Urbano de Albarquel.

A cerimónia de entrega de prémios do XIV Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, promovido pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, apoiado da Câmara Municipal, realiza-se às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A aguardada abertura do renovado Fórum Municipal Luísa Todi acontece às 21h30, numa cerimónia que conta com um recital pela soprano Elisabete Matos, acompanhada pelo pianista Nuno Vieira de Almeida.

As celebrações do nascimento de Bocage continuam até dia 29. A 16, realiza-se a segunda sessão de cinema no Mercado do Livramento, às 21h30, que apresenta “Colónia Balnear Infantil de Setúbal” (1936), “Setúbal”, de Fernando Almeida (1956), e “A Cidade do Rio Azul”, de Teixeira da Fonseca (1970), documentários restaurados recentemente ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Cinemateca Portuguesa.

Antes, às 18h00, “Há Jazz nos Jardins”, em Vanicelos, com a Jazz Class Dámsom. Noutro espaço verde da cidade, no lago do Jardim da Algodeia, o 4.º Encontro PTNauticModel 2012 já vai no segundo e último dia.

A Mostra de Artes de Rua de Setúbal – Move.AR, com teatro e animação, contos tradicionais, estátuas vivas e música, integrando vários projetos do Teatro do Elefante, outros artistas e estruturas convidados, está no dia 22, das 10h00 às 24h00, no Casino Setubalense e no Centro Histórico.

O programa das Comemorações Bocagianas termina com “...E já um ator eu sou...”, uma oficina de teatro para crianças dos 6 aos 12 anos, pela Água Ardente, Produções Teatrais.

A iniciativa realiza-se no dia 29, às 14h30, na Casa Bocage. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 965 823 899.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign