22 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
aniversário 21 de Abril de 2014
Setúbal celebra elevação a cidade

A iniciativa “Encontros com a História” foi um dos pontos altos do programa que assinalou, no dia 19, de manhã, nos Paços do Concelho, a passagem dos 154 anos da elevação de Setúbal a cidade.

Após a habitual cerimónia protocolar do hastear da bandeira do município, nos Paços do Concelho, que contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, bem como de elementos da vereação, seguiu-se um apontamento cultural por Alberto Sousa Pereira.

Numa abordagem ao tema da elevação de Setúbal a cidade, o historiador local fez a contextualização histórico-social da efeméride, num momento alargado à Sala do Município, núcleo museológico que expõe, em permanência, pedaços da história da Autarquia e do edifício dos Paços do Concelho.

Setúbal é cidade há 154 anos. O título foi concedido a 19 de Abril de 1860, por D. Pedro V, monarca soberano que respondeu positivamente à petição da Câmara Municipal de Setúbal, de 1858, que solicitava a elevação da outrora vila à categoria de cidade.

D. Pedro V decretou, no boletim oficial do Estado, “(…)hei por bem (…) fazer mercê à vila de Setúbal de a elevar à categoria de cidade, com a denominação de cidade de Setúbal”, justificando a decisão com a “excelente posição topográfica”, a “qualidade dos edifícios” e a “grande população”.

A Câmara Municipal, liderada por Aníbal Álvares da Silva, agradeceu em nome do povo: “Setúbal, Senhor, que já era grande, pela sua população e extenso comércio, passa a sê-lo, d’ora avante [maior], pelo título com que Vossa Majestade a enobreceu.”

O programa comemorativo da passagem dos 154 anos da efeméride continua no dia 23, com a conferência “Elevação de Setúbal a Cidade, estratégia urbana e novos projetos”, encontro agendado para as 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Depois de uma intervenção de abertura pela presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, e da explicação sobre a evolução e o crescimento urbano de Setúbal até à atualidade, são apresentados dois projetos para o município, a nova Biblioteca Municipal e o Terminal 7.

A futura Biblioteca é apresentada por Jordana Tomé, Vítor Quaresma e Filipe Oliveira, três arquitetos do atelier vencedor do concurso público que decorreu em 2013 para apresentação de projetos do novo equipamento, a instalar no Largo José Afonso.

O Terminal 7, polo de concentração de atividades náuticas e de promoção de iniciativas lúdicas e comerciais a criar na zona ribeirinha de Setúbal, é o outro grande investimento municipal apresentado no encontro, numa intervenção a cargo de Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira, da SAMI Arquitetos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign