17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 19 de Abril de 2016
Setúbal celebra Elevação a Cidade

As comemorações do 156.º aniversário da elevação de Setúbal a cidade, que se cumpre no dia 19, tiveram início de manhã com a cerimónia do hastear da bandeira e uma visita guiada aos Paços do Concelho.

Após o hastear da bandeira do município nos Paços do Concelho, cerimónia protocolar que contou com a participação de elementos do Executivo municipal, de convidados e de populares, houve um pequeno beberete.

Num percurso guiado, a visita, integrada na iniciativa “Paços do Concelho de Portas Abertas”, começou com uma pequena abordagem histórica sobre o edifício, dinamizada pelo chefe do Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus, José Luís Catalão.

A instalação dos Paços no Concelho na Praça de Bocage no século XVI, a ocorrência de um incêndio em 1910 que devastou o edifício e a reconstrução num projeto conduzido pelo arquiteto Raul Lino, que também concebeu o Palácio da Comenda, foram alguns dos aspetos referidos na apresentação.

O grupo visitou também os serviços de atendimento e de contraordenações e execução fiscal, de tesouraria, de contabilidade e de compras, que funcionam no piso térreo dos Paços do Concelho.

Ainda no rés do chão, os participantes tiveram oportunidade de conhecer as instalações do Serviço Municipal de Comunicação e Imagem.

Numa segunda fase da visita, o grupo tomou contacto com os serviços de apoio aos órgãos municipais e conheceu a Sala de Sessões da Autarquia, onde se realizam as reuniões do Executivo camarário e as da Assembleia Municipal.

No período da tarde as comemorações continuam com António Quaresma Rosa e Alberto Pereira, da Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal, a conduzirem uma aula aberta sobre “A Elevação de Setúbal a Cidade”, às 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Com as comemorações centradas nos Paços do Concelho, é inaugurada, às 17h00, a exposição de artes plásticas “Entre Nós”, constituída por 28 pinturas e fotografias de trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal.

No átrio de entrada do edifício, às 21h15, é inaugurada a mostra “Dizem que é Américo | Um Fotógrafo | Outras Imagens | Novos Olhares”, baseada em imagens pouco conhecidas do público do antigo fotógrafo setubalense Américo Ribeiro.

“Da fotografia à memória – O papel do Arquivo Américo Ribeiro e do Centro de Memórias do Museu Michel Giacometti” é o título de uma apresentação, agendada para as 21h30, no Salão Nobre, sobre o trabalho desenvolvido no Centro de Memórias, dedicado à preservação da história setubalense contemporânea.

No seguimento da apresentação, é lançado o primeiro número da coleção de postais “Setúbal por Américo Ribeiro”, composto por uma seleção de vinte imagens da exposição “Dizem que é Américo”.

Ainda no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o programa comemorativo termina com as atuações do coro do município Afina Setúbal e do grupo Toquivozes.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign