18 de Dezembro de 2017
10º
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
bem-estar 03 de Outubro de 2016
Setúbal com bom coração

Mais de oitocentas pessoas juntaram-se no dia 2 em Setúbal para celebrar o Dia Mundial do Coração, que começou com uma caminhada pela cidade e culminou com a formação de um coração humano no Parque Urbano de Albarquel.

A cidade de Setúbal foi o palco escolhido para as comemorações nacionais do Dia Mundial do Coração e assinalou a efeméride, que se celebra a 29 de setembro, com um conjunto de atividades que decorreram ao longo de 2 de outubro.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal em conjunto com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, assinalou o Dia Mundial do Coração com um leque de atividades que estimulam a adoção de hábitos de vida saudáveis, no âmbito do calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

O dia de atividades dedicadas à saúde e ao desporto começou na Praça de Bocage, onde, pouco depois das dez da manhã, já estavam reunidas mais de seiscentas pessoas para uma caminhada. Associado ao Dia Mundial da Caminhada, o evento realizou-se pela primeira vez na cidade de Setúbal, ao abrigo do programa Tafisa – World Walking Day.

Esta iniciativa, organizada numa parceria entre Câmara Municipal de Setúbal, Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, Corrida Noturna, Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e Ídolos da Praça, com o apoio da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, foi dinamizada num percurso de sete quilómetros, estrategicamente delineados para a passagem por quarenta pontos de interesse da cidade, que culminou no Parque Urbano de Albarquel com a formação de um coração humano.

Vestido a rigor, com t-shirts vermelhas a simbolizar a cor do sangue e do coração, um grupo de duzentas pessoas juntou-se durante vários minutos dentro de um coração, cuja moldura foi desenhada pelas atletas do Clube de Patinagem de Setúbal. Em paralelo, alunos do Centro de Formação Desportiva de Atividades Náuticas de Setúbal, em articulação com o Clube de Canoagem de Setúbal, formaram outro coração dentro de água.

“Esta é a melhor forma de tratarmos o nosso coração, num parque como este, com excelentes condições para prática desportiva. Temos aqui reunidas as melhores condições”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A autarca foi uma das participantes na formação da moldura humana em forma de coração, juntamente com Luís Negrão, assessor médico do Instituto Português de Cardiologia.

“Vivemos aqui um casamento perfeito, feito com o Parque Urbano de Albarquel, a Cidade Europeia do Desporto e o Dia Mundial do Coração. Estas pessoas e esta moldura dão ainda mais vida e energia àquilo que fazemos, à prevenção das doenças do coração”, salientou Luís Negrão.

No local, ao longo do dia, foi ainda possível fazer-se rastreios cardiovasculares gratuitos e várias atividades desportivas, entre elas jogos tradicionais, um circuito gímnico, pentatlo moderno, boccia, karate, remo, voleibol de praia, futebol de praia, ioga, escalada, damas e xadrez, taekwondo, vela, golfe, futebol de praia, percurso de atletismo, eurobungy, canoagem, basquetebol, andebol e hóquei em campo.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign