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turismo 19 de Fevereiro de 2016
Setúbal com mais turistas em 2015

O total de turistas que visitam Setúbal continua a crescer, com os dados oficiais de 2015, anunciados na manhã de dia 19, a revelarem um aumento de 6,2 por cento nas dormidas na hotelaria local face ao ano anterior.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, apresentou, no V Seminário de Turismo Lima de Freitas, os últimos números disponibilizados pela Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (ERT-LVT), que, além de um crescimento global de 6,2 por cento nas dormidas, indicam acréscimos de 10,7 por cento no caso de portugueses e de 1 por cento no de estrangeiros.

“Os números de 2015 indicam que estamos perante o terceiro ano consecutivo em que Setúbal cresceu, o que afirma um crescimento sustentado e não num crescimento circunstancial”, destacou a autarca, na sessão de abertura do encontro, realizado ao longo do dia no auditório da EB+S Lima de Freitas, em Setúbal. “Podemos, com grande margem de segurança, afirmar que 2015 foi um dos melhores anos de sempre para o turismo em Setúbal.”

Quanto ao aumento específico e significativo do turismo interno, com um crescimento de 10,7 por cento nas dormidas de portugueses em relação a 2014, “só pode ser um indicador do impacte da telenovela” da SIC Mar Salgado, transmitida até setembro de 2015, líder de audiências televisivas, numa “aposta mais do que ganha” feita pela Câmara Municipal de Setúbal, defende Maria das Dores Meira.

A telenovela, filmada em Setúbal, num investimento da Autarquia estimado em cerca de 100 mil euros, em isenção de taxas e apoios logísticos, gerou “para a cidade um retorno superior a 400 mil euros em despesas feitas pela produtora na restauração, hotelaria, pagamentos a pescadores, proprietários de embarcações, vendedores do Mercado do Livramento, figurantes e aluguer de espaços e de maquinaria”.

A autarca apontou ainda o trabalho desenvolvido na promoção turística do concelho, dentro e fora de portas, destacando-se ações como a participação em feiras internacionais, o reforço da presença no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, a cooperação com municípios estrangeiros e a promoção de festivais ibéricos do vinho.

No âmbito desta estratégia de aumento da notoriedade externa, de realçar a distinção que atribuiu este ano Setúbal o título de Cidade Europeia do Desporto.

A nível interno, a Autarquia lançou a marca “Setúbal, Terra de Peixe” num concelho que promove diversos festivais gastronómicos ao longo do ano, com o envolvimento dos restaurantes.

Perante uma plateia maioritariamente formada por alunos da área do turismo, a edil relacionou ainda o aumento da atratividade turística com o trabalho de regeneração urbana feito nos últimos anos, em que “o esforço municipal tem sido gigantesco”, traduzido na requalificação do espaço público e na abertura e recuperação de equipamentos.

“A nossa grande aposta reside na mudança de perceção externa de Setúbal, ou seja, da ideia que as pessoas fazem da cidade, e, em paralelo, fazer com que os setubalenses acreditem mais na sua terra”, sintetizou a autarca.

Na sessão de abertura do encontro, organizado pelo Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, o secretário de Estado da Educação, João Costa, salientou a capacidade dos jovens de acrescentar valor à sociedade através da união dos conhecimentos que trazem de fora da escola com os que apreendem na sala de aula.

“O propósito da educação é a transformação das paredes da sala de aula em janelas. Compete-nos a todos cumprir esse objetivo”, referiu. “Um dos muitos objetivos do Estado é assumir a escola como um conjunto de competências transversais.”

O Seminário de Turismo Lima de Freitas, dinamizado desde 2011, é uma iniciativa que “o agrupamento abraçou com o intuito de mostrar aos alunos, de uma forma enriquecedora, as experiências de cada um dos convidados no debate”, explicou a diretora do agrupamento, Dina Fernandes.

O primeiro dos três painéis do encontro foi dedicado à “Hotelaria e Turismo”, com José Manuel Simões, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, Pedro Marques da Costa, do Hotel do Sado Business & Nature, e Helena Peralta, do Hotel Aranguês.

“Hotelaria, profissões e desafios” foi o painel que se seguiu, com intervenções de Susana Silva, do Troia Design Hotel, de Christopher Galhardo, ex-aluno da EB+S Lima de Freitas, de José Santos, do Museu do Choco, e de Ana Santana, da empresa ExisteBus.

O último painel, intitulado “Turismo em Setúbal”, contou com Leonor Freitas, da Casa Ermelinda Freitas, Fernanda Correia, do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Setúbal, e José Luís Catalão, da Divisão dos Museus da Autarquia.

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