22 de Julho de 2018
18º
max. 27º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
mulher 24 de Fevereiro de 2012
Setúbal comemora no feminino

“Participação Cidadã – 19 anos Março Mulher” é o título da edição deste ano do programa “Março Mulher”, que assinala anualmente em Setúbal o Dia Internacional da Mulher com um vasto programa de atividades.

O programa, organizado pela Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (SEIES), em parceria com a Câmara Municipal e em colaboração com várias instituições, inclui um leque alargado de iniciativas que abrangem áreas distintas como animações, artes, encontros e lazer.

No âmbito destas comemorações decorreu no dia 2 , uma tertúlia sobre fado com Rodrigo e outros convidados, na Associação de Moradores do Bairro da Anunciada.

“Cantigas do vinho, cantigas do pão” foi o título da homenagem a todas a mulheres conduzida por Quim Gouveia, no dia 8, no Centro Comunitário de Santa Maria da Graça.

A defesa da igualdade de género motivou, no dia 11, um passeio iniciado na Doca das Fontainhas,  com as animações a prosseguirem no dia 31, entre as 15h00 e as 23h00, no Largo da Fonte Nova, com o arraial Março Mulher 2012, que inclui o desfile “Todas as formas de mulheres”, espetáculos e comes e bebes.

Um prédio abandonado no Largo da Fonte Nova foi alvo de pintura de um mural, nos dias 8 e 10, no Largo da Palmeira, junto do restaurante Xico da Cana, repetindo-se iniciativa semelhante, a 27 e 28, das 14h00 às 18h00, subordinada ao tema da mulher e da pesca, no Muro das Oliveiras, localizado no Bairro de Troino.

Um workshop de escultura em barro realiza-se no dia 24, às 16h00, na galeria Arte & Imaginação.

Várias exposições estão agendadas no âmbito do programa comemorativo. A artista plástica Filomena Gago expõe até ao dia 21 no restaurante Passo do Olival, enquanto, de 1 a 12, no Atelier Pólvora d’Cruz, decorreu a venda de peças de arte e de artesanato, assim como animação de ateliers.

Uma mostra de pintura sobre o universo feminino, com convívio em torno da poesia, decorre até ao final de março, também no Atelier Pólvora d’Cruz, sendo que a exposição “Mulheres em contextos tradicionalmente masculinos”, com fotografias e testemunho, está patente até dia 30, no Centro de Cidadania Ativa.

Ao nível musical foi realizado o serão “Fado Vadio no Olival – Voz Mulher”, com a participação de Georgette de Jesus, Maria do Céu Caetano, Elisabete Ferreira, Sónia Colaço e outras convidadas a 8, no Dia Internacional da Mulher, no Passo do Olival.

Khalil Ensemble apresentou um espetáculo de dança e música libanesas no dia 9, no Passo do Olival, a que se seguiu uma aula aberta de danças de salão, no dia 15, na Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense.

Nas artes cénicas, o Teatro Animação de Setúbal apresentou, no dia 9, no Espaço Fontenova, a peça “Pandora Boxe”, criada a partir do texto original de Rui Zink, dirigida por Carlos Curto e interpretada por José Nobre, Sónia Martins e Duarte Victor.

A mesma companhia leva a cena “…no meio de mil dores…”, com interpretação de Célia David, no dia 25, às 17h00, no Forte de S. Filipe, e o Teatro Estúdio Fontenova apresenta no dia 27, às 21h30, no Espaço Fontenova, “O cerco de palavras esculpidas nas memórias”.

A sétima arte está representada através do “Ciclo de Cinema Feminista”, a decorrer na Academia Problemática e Obscura, sempre às 21h30. O ciclo mostrou “Libertárias”, de Vicente Aranda, no dia 1, “Igualdade de Sexos – Made in Dagenham”, de Nigel Cole, a 8,  “Persépolis”, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, a 15, e vai exibir “Olhos azuis/Olhos castanhos”, um documentário de Jane Elliot, a 22.

O programa “Março Mulher” contempla ainda o ciclo “Cinema ao Ar Livre”, no Largo da Fonte Nova, que decorreu a 9 e 16, e tem uma sessão no dia 23, às 20h30.

A apresentação do documentário “Bela Vista BV” e do filme “Cama de Gato”, de Filipa Reis e João Miller Guerra, da Vende-se Filmes, prevista para o dia 22, às 18h30, no Cinema Charlot, foi cancelada, aguardando-se nova data da exibição, a ser divulgada em breve. 

A poesia foi o tema central de um convívio, no dia 4, no Atelier Pólvora d’Cruz, tendo sido realizado um lanche, dedicado à Mulher, no dia 8, na Associação de Moradores do Bairro da Anunciada.

“Poemas da minha vida”, por Io Appolloni, e pintura ao vivo, no dia 20, às 21h30, no restaurante Passo do Olival é o encontro que antecede as conversas interculturais intituladas “Às voltas com o tráfico das mulheres”, a 23, às 21h30, na Sociedade Musical Capricho Setubalense.

O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal acolhe, a 24, pelas 16h30, uma sessão de solidariedade com as mulheres da Palestina, enquanto a Biblioteca Pública Municipal recebe, a 29, às 21h30, o encontro “Participação Cidadã – Que estratégias para a cidade de Setúbal?”.

No jornal digital Setúbal na Rede realizam-se debates em vários dias, assim como uma exposição de fotografia, até 30 de março. Para abril está agendada a tertúlia “A Cultura no Feminino”, dia 7, às 17h00, na galeria “Arte & Imaginação”.

Ao longo do mês de março o Centro de Cidadania Ativa promove várias oficinas e sessões de esclarecimento associadas ao bem-estar e à saúde, realizando-se, no mesmo local, no âmbito do Dia do Pai, a 19, das 10h30 às 17h00, o encontro “Homem que é homem…”.

Em paralelo ao programa principal “Março Mulher”, a Biblioteca Pública Municipal promove um conjunto de atividades para assinalar o Dia Internacional da Mulher.

Naquele espaço municipal foi apresentado, no dia 7, o livro “A Marquesa de Alorna”, de Maria João Lopo de Carvalho, e a 8 foi inaugurada uma exposição de poesia e realizada a palestra “Berta Menezes Bragança: uma mulher goesa”, conduzida por Anil Samarth, que incluiu a apresentação do quadro “Às Mulheres do Meu País”, inspirado no livro homónimo de Maria Lamas.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign