16 de Dezembro de 2017
12º
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
ambiente 13 de Abril de 2015
Setúbal dá a mão à floresta

A Praça de Bocage, acolhe ao longo do dia 13 uma iniciativa de sensibilização da população para a importância da preservação dos espaços florestais, com a realização de jogos pedagógicos e a oferta de plantas e árvores à população.

O projeto “Dá a mão à floresta”, agora na quinta edição, é desenvolvido pelo grupo Portucel Soporcel e conta com a parceria, a nível local, da Câmara Municipal de Setúbal.

O vereador do pelouro do Ambiente, Manuel Pisco, sublinha que a Autarquia reconhece “o mérito da empresa, que se preocupa em repor a matéria-prima que vai buscar ao meio ambiente, em especial num concelho tão sensível nesta matéria como o de Setúbal”.

Uma estratégia que, segundo um dos representantes do grupo presentes na atividade de hoje, o engenheiro Carlos Brás, “é essencial para a empresa”.

Manuel Pisco salientou, ainda, que as atividades destinadas aos mais novos são fundamentais. “São elas, as crianças, que além de se serem educadas e perceberem a importância das florestas, vão fazer passar essa mensagem com eficácia em casa, aos pais e a toda a família.”

A iniciativa, em itinerância nacional, inclui diferentes atividades pedagógicas orientadas especificamente para crianças dos 3 aos 10 anos, como um Jogo da Glória em tamanho gigante.

Aos adultos são distribuídos gratuitamente dezenas de espécimes de árvores e plantas que o grupo, dedicado ao fabrico de papel, repõe no território que explora nas diferentes regiões do País onde está instalado.

O louro, a alfazema e, em especial, o alecrim, que Maria Baptista, 73 anos, aproveitou para levar para casa para “ajudar no tempero das refeições”, são as espécies mais procuradas durante a iniciativa, precisamente para fins culinários.

Ao longo do dia são também distribuídos medronheiros, pinheiros mansos, eucaliptos, carvalhos alvarinhos e azinheiras.

Muitos dos curiosos que aproveitam para levar espécimes para casa, juntamente com folhetos informativos sobre as respetivas espécies, procuram desenvolver alguns passatempos, como o de cultivo de bonsais.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign