23 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
europa 04 de Setembro de 2015
Setúbal defende Europa justa

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal defendeu uma Europa “mais justa e voltada para as pessoas” na abertura de um encontro internacional, realizado entre 28 e 30 de agosto, em Aksakovo, Bulgária.

“Pugnamos por uma Europa mais justa, mais solidária, mais equitativa, mais voltada para as pessoas, mais preocupada com os jovens”, sublinhou Maria das Dores Meira na abertura dos trabalhos.

A iniciativa, com um programa de atividades de três dias e subordinada ao tema “A Europa aos nossos olhos”, reuniu representantes de diferentes setores da sociedade dos municípios de Aksakovo, de Setúbal, de Igualada, Espanha, e de Nughedu Santa Vittoria, Itália, parceiros num projeto comunitário de reflexão sobre o futuro da União Europeia.

No decorrer dos trabalhos, Maria das Dores Meira abordou os efeitos para o País da entrada na União Europeia, intervenção na qual realçou algumas das consequências da implementação da moeda única.

A autarca sublinhou que a União Europeia vive atualmente “uma crise profunda, incluindo de valores”, considerando que o Poder Local e os cidadãos em geral têm “um contributo a dar à formação de um espaço comum que precisa de reencontrar o rumo que levou à sua constituição”.

O encontro internacional na Bulgária foi o primeiro de um ciclo de cinco que constituem a candidatura a apoios comunitários “A Europa no futuro – Multifacetada e Unida”, integralmente financiada pela União Europeia no âmbito do programa “Europa para os Cidadãos”.

Um dos objetivos deste projeto comunitário intermunicipal, liderado pelo município búlgaro e à qual se associou também a empresa Bio Network Association, é canalizar recursos e conhecimentos do Poder Local em benefício do desenvolvimento europeu, incentivando, ainda, a proximidade e participação cidadã ao nível da União Europeia.

Setúbal, como uma das entidades parceiras, organiza um evento semelhante a 20, 21 e 22 de abril de 2016, com o tema “A Europa pelos olhos dos jovens”.

“Esta experiência conjunta que agora materializamos é particularmente relevante pelo facto de, a par do desenvolvimento de projetos conjuntos, nos permitir discutir a Europa, o futuro que queremos para a Europa”, salientou Maria das Dores Meira, na abertura dos trabalhos na Bulgária.

Ao longo dos três dias do encontro foram debatidos diferentes temas relacionados com o futuro da Europa, como “Os principais problemas económicos e sociais da adesão à União Europeia” e “Apresentação dos resultados de projetos realizados no seguimento da adesão à União Europeia”.

Além de encontros entre técnicos das câmaras municipais participantes e de uma apresentação dedicada a “Cidades Geminadas”, área que incluiu uma exposição fotográfica, uma mesa redonda trocou impressões e experiências sobre “Serviços eletrónicos e o seu papel na globalização”.

O encontro serviu ainda para lançar as bases de criação de uma página de internet conjunta dos municípios envolvidos sobre “Rede de Cidades”, de um concurso em estabelecimentos de ensino sobre a temática do projeto e de um estudo sobre expectativas para o futuro da União Europeia.

Ao longo das cinco conferências previstas neste ciclo serão também incrementadas as relações institucionais entre os quatro municípios envolvidos, grupo em que Setúbal, por exemplo, mantém, em paralelo, um protocolo de cooperação com a autarquia búlgara de Aksakovo desde 2012.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign