24 de Outubro de 2017
15º
max. 27º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
oceanos 07 de Junho de 2017
Setúbal defende oceanos na ONU

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, está em Nova Iorque a participar, enquanto presidente do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, na primeira conferência das Nações Unidas dedicada aos oceanos.

A Conferência dos Oceanos da ONU, a decorrer até dia 9 nos Estados Unidos da América, com a participação de 193 países, tem em conta os objetivos da Agenda 2030, adotada pelos estados-membros, em 2015, nomeadamente o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 14, que enfatiza a necessidade de conservar e garantir o uso sustentado dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos em benefício das gerações presentes e futuras.

O encontro pretende dar passos firmes na adoção de compromissos por parte dos estados-membros das Nações Unidas e promover o diálogo entre governos, empresas, fundações e organizações não-governamentais.

No âmbito desta iniciativa, será lançado um sítio de internet onde qualquer organização, pública ou privada, pode registar os seus compromissos para a defesa dos oceanos.

A conferência termina com a adoção, por todos os membros, de um documento político negociado pelo embaixador de Portugal na ONU, Álvaro Mendonça e Moura, em conjunto com Singapura, com o objetivo de apelar aos países para que tomem as medidas necessárias ao cumprimento do que foi acordado no Objetivo 14 da Agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Dia 6, na abertura da conferência, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu uma ação global coordenada para proteger o planeta e alertou os governos que enquanto não se superarem interesses territoriais e de recursos, a curto prazo, o estado dos oceanos continuará a agravar-se.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign