19 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
roadshow 29 de Abril de 2015
Setúbal destaca ensino profissional

A aposta no ensino profissional como forma mais eficaz de integração de jovens no mercado de trabalho foi defendida, na manhã de dia 29, na abertura do “Roadshow do Ensino e Formação Profissional”.

“A formação profissional é uma opção estruturante no ensino em Portugal, até porque fomenta a ligação entre a escola e o mercado de trabalho”, sublinhou o vereador Manuel Pisco, da Câmara Municipal, na mostra que dá a conhecer cursos e profissões de dupla certificação, a decorrer até dia 30, no Largo José Afonso, em Setúbal.

O autarca lembrou que o ensino profissional, apesar de implantado no País há 25 anos, só mais recentemente começa a ter uma maior preponderância no panorama nacional. “Atualmente, é um setor educativo que já atinge cerca de 40 por cento da formação no ensino secundário.”

Ainda assim, alertou o vereador, “Portugal ainda continua muito atrasado em relação a outros países europeus”, facto que espera que venha a ser alterado nos próximos anos, até porque, defendeu, “o ensino profissionalizante facilita uma integração mais rápida dos jovens no mercado de trabalho”.

Manuel Pisco afirmou que “a formação na Escola Profssional de Setúbal está muito setorizada para as tecnologias”, com uma vasta oferta de opções e sempre através de cursos de dupla certificação que conferem, além de habilitações educativas, uma componente de qualificação profissional.

“A formação profissionalizante está também a ser alargada ao ensino superior, com o Instituto Politécnico de Setúbal a organizar cursos”, frisou o autarca. “Estes cursos não conferem um título académico mas podem ser convertidos em créditos de equivalência no ingresso numa licenciatura.”

O “Roadshow do Ensino e Formação Profissional”, uma iniciativa da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, organizada pelo segundo ano consecutivo, percorre em 2015 todas as capitais de distrito de Portugal continental e marca presença pela primeira vez em Setúbal.

O certame, dinamizado localmente com o apoio da Autarquia, é destinado, principalmente, a alunos finalistas do 9.º ano de escolaridade, que, nos mais de dez expositores presentes no recinto instalado no Largo José Afonso, podem conhecer opções de escolha para o prosseguimento dos estudos.

Da mecânica à automação, da saúde pública à análise laboratorial, a escolha de uma carreira é facilitada no roadshow, com jovens dos vários estabelecimentos de ensino representados na iniciativa a mostrar alguns dos projetos profissionais, que abrangem ainda vertentes como eletrotecnia, informática, restauração e hotelaria.

“É uma mostra que aponta carreiras e dá a conhecer a oferta do ensino profissional que está ao dispor e que procura também informar os jovens sobre as saídas para o mercado de trabalho associadas”, destacou o presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Gonçalo Silva.

Setúbal é a oitava paragem do périplo nacional da iniciativa, “que procura ser uma referência e que é impulsionada com o objetivo de levar a oferta profissional a todos os pontos do País”, adiantou o responsável. “A adesão tem sido boa e para o ano queremos ter uma maior articulação com os atores regionais.”

O “Roadshow do Ensino e Formação Profissional” em Setúbal, que inclui vários momentos de animação, contou na abertura com um apontamento musical dinamizado pelo Conservatório Regional de Setúbal, com atuações de jovens violinistas e de cantores, a solo e em grupo.

Estão representados no roadshow a decorrer ao longo de dois dias expositores da Escola Profssional de Setúbal e das escolas secundárias de Monte de Caparica, da Baixa da Banheira e de Alcácer do Sal, a par dos estabelecimentos de ensino Jorge Peixinho, do Montijo, Manuel Cargaleiro, Seixal, e Sebastião da Gama, Setúbal.

Participam igualmente na iniciativa a Escola Secundária Padre António Macedo, de Santiago do Cacém, as escolas técnicas profissionais da Moita e do Montijo, de Desenvolvimento Rural de Grândola, de Educação para o Desenvolvimento, Almada, e Cristóvão Colombo, polo de Setúbal.

Os centros para a Qualificação e o Ensino Profissional, dinamizados pela Escola Técnica Profissional da Moita, pela Escola Secundária da Amora e pelo Agrupamento de Escolas de Lima de Freitas, com competências ao nível da informação, orientação e encaminhamento de jovens e adultos, marcam também presença na iniciativa.

A iniciativa nacional, a decorrer desde março, conta com as parcerias da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Associação Nacional de Escolas Profissionais e da Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign