25 de Abril de 2018
15º
max. 22º
min. 12º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 11 de Abril de 2018
Setúbal em festa por Abril

Os 44 anos do 25 de Abril são assinalados em Setúbal com um programa organizado pela Câmara Municipal e pelas juntas de freguesia, com o envolvimento do movimento associativo, que inclui diversas atividades ao longo do mês.

Um espetáculo com a banda UHF e os artistas convidados Samuel, José Jorge Letria e Armando Teixeira “Balla”, dia 24, às 22h00, na Praça de Bocage, é um dos destaques das celebrações.

No final do concerto, às 23h30, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, profere um discurso comemorativo.

A partir das 23h45, o público é convidado a seguir o Quinteto Impossível numa arruada pelas ruas da cidade até à Lota de Setúbal, local onde se realiza, com início às 00h00, um espetáculo pirotécnico que dá as boas-vindas ao dia 25 de Abril.

Às 00h15, a arruada segue até às instalações da Sociedade Musical Capricho Setubalense para um concerto de música popular portuguesa.

No dia 25, realizam-se as cerimónias protocolares comemorativas da Revolução dos Cravos, a partir das 09h00, nos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira, a que se segue, meia hora depois, uma homenagem aos antifascistas na placa central da Avenida Luísa Todi, com deposição de flores no Monumento à Resistência, iniciativa organizada pela autarquia em conjunto com a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses

O programa segue para o Fórum Municipal Luísa Todi onde se realiza às 10h00 uma sessão solene da Assembleia Municipal e, às 11h15, um reconhecimento a Odete Santos. A partir das 12h30, no mesmo local, há um momento cultural com músicas de Abril por Manuel Freire.

Às 11h30, a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense atua na Praça de Bocage.

A partir das 12h30, o Executivo municipal realiza um périplo pelas atividades dinamizadas nas freguesias do concelho.

Durante toda a manhã, o grupo EnvelheSeres distribui cravos pelos utentes das associações que integram o projeto e, às 15h00, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, tem lugar a dramatização “Single Story”, de Anabela Almeida e Sara Duarte, para maiores de 6 anos, de entrada gratuita.

Ao longo do mês são muitas as atividades dinamizadas pela autarquia para comemorar os 44 anos do 25 de Abril.

Até ao dia 28 de abril está patente na Galeria Municipal do 11 a exposição de artes plásticas “5 mulheres artistas”, de entrada gratuita.

A 13, às 22h00, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, o militar de abril que escolheu a senha da revolução, Almada Contreiras, participa numa sessão do ciclo Muito Cá de Casa, organizado em parceria pela Câmara Municipal de Setúbal e o atelier DDLX. A iniciativa é de entrada gratuita.

No dia seguinte, pelas 21h30, no mesmo local, Anita Vilar conduz um debate sobre “As condições de trabalho na indústria conserveira”, de entrada gratuita, e a 15, às 16h00, igualmente de entrada gratuita, é exibido na Sala José Afonso o filme “Lápis Azul”, seguido de conversa com o realizador Rafael Antunes.

Entre os dias 16 e 19, às 14h30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, há sessões de cinema do “Ciclo de Cinema de Abril”, com a exibição da 1.ª e 2.ª partes de “1900”, “O Labirinto do Fauno” e “5 Dias 5 Noites”.

A 21, a Câmara Municipal dinamiza uma visita guiada por locais anteriormente ligados à prestação de cuidados de saúde, como antigos hospitais, com início no Jardim do Quebedo às 15h00.

A iniciativa “Ao longo da história da assistência à saúde, em Setúbal”, que integra também as comemorações locais do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, tem inscrição gratuita através do número de telefone 265 537 890.

Mas o dia de atividades começa antes, às 10h00, com uma Manhã Ativa e Saudável com atividades de fitness, de entrada gratuita, na Tiagos Clínica.

A partir das 14h00, na União Setubalense, realiza-se o Open Nacional de Damas do 25 de Abril, de entrada livre, e, na Pista Municipal de BMX de Setúbal, na Bela Vista, rola a terceira etapa da Taça de Portugal. A quarta etapa está marcada para o dia seguinte, a partir das 10h00.

Às 16h00, na Casa Bocage, a fotógrafa Virgine Duhamel dinamiza uma palestra sobre questões em torno da liberdade, sexualidade, identidade de género, diversidade e comunidade, de entrada gratuita, que marca também o encerramento da exposição de fotografia, vídeo e instalação “Single Use Only”.

O programa comemorativo do 25 de Abril prossegue no dia 22, às 10h00, na Aldeia de Irmãos, Azeitão, com o Prémio Jovem BTT, prova aberta a ciclistas federados e não federados, organizado pelo Centro Ciclista Azeitonense.

A 23, às 09h00, na Biblioteca Pública Municipal, é apresentada uma exposição de livros de autores do concelho de Setúbal, de entrada gratuita, que integra também as comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

O dia 26 é marcado por atividades literárias, com a apresentação do livro “Vinte Cinco a Sete Vozes”, de Alice Vieira, às 10h00, na Biblioteca Pública Municipal, e uma sessão de poesia com Jorge Silva Melo e Lia Gama, às 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, ambas de entrada gratuita.

“A importância do exercício físico na prevenção de doenças cardiovasculares” está em análise numa palestra a realizar no dia 27, entre as 10h00 e as 12h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

À noite, às 22h00, há uma nova sessão do ciclo Muito Cá de Casa, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, sobre a Lisbon Poetry Orchestra, de entrada gratuita.

No dia 28, às 16h00 é inaugurada, na Casa Bocage, a exposição “Invasão de Privacidade”, em que o pintor cubano Vadim apresenta, pela primeira vez, uma série de imagens que resultam de experiências que tem vindo a realizar na colagem digital. A mostra, de entrada gratuita, fica patente até 26 de maio. 

A partir das 16h30, a Associação 50 Cuts dinamiza no seu espaço, na Rua Pereira Cão, 45, uma sessão do ciclo “Contos de Encontro”, em parceria com Sara Loureiro. “E agora, Josés?” pretende render homenagem a José Saramago, José Cardoso Pires, José Afonso e José Mário Branco, aos seus contos, cantos, inquietações e lutas.

No dia seguinte, a 29, realiza-se a prova desportiva “Trail Jogos do Sado”, entre as 08h00 e as 16h00, no Pavilhão Municipal João dos Santos.

Em maio, as bandas B Fachada, Seiva e Um Corpo Estranho reúnem-se no concerto ComTradições, no dia 10, às 21h00, no palco do Fórum Municipal Luísa Todi, com entradas a 10 euros.

Ao longo dos meses de abril e maio, a autarquia promove, em parceria com a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses, um conjunto de ações de sensibilização e esclarecimento direcionadas a escolas do 1.º ciclo.

Além do programa central, a celebração dos 44 anos da Revolução dos Cravos engloba um conjunto diversificado de iniciativas, desenvolvidas pelas juntas de freguesia e movimento associativo do concelho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign