16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
televisão 20 de Março de 2013
Setúbal em programa sobre Beethoven

Um programa televisivo, a emitir no dia 28, a partir das 22h30, na RTP1, apresenta Setúbal em cenário de fundo a uma das obras da música erudita mais famosas de todos os tempos, a 5.ª Sinfonia de Beethoven.

Neste que é o segundo de 13 episódios de “Música Maestro”, a realizar em outras tantas localidades do País, há filmagens no centro da cidade, como a Praça de Bocage e a Avenida Luísa Todi, e na zona ribeirinha, em particular a Doca dos Pescadores.

No programa, produzido pela Eyeworks – Cuatro Cabezas Portugal, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, o maestro Rui Massena e, como convidado especial, Victorino d’Almeida partilham com os telespetadores informação sobre a 5.ª Sinfonia de Beethoven, do início do século XIX, e sobre o compositor austríaco, com o intuito de sensibilizar o público para a música clássica, objetivo comum a todas as sessões.

O episódio, com a duração de 50 minutos, termina com uma apresentação da peça musical, tocada pelo Conservatório Regional de Setúbal no Fórum Municipal Luísa Todi, equipamento cultural que, após obras de requalificação concluídas no ano passado, recebeu, nesta área, espetáculos da Orquestra Metropolitana de Lisboa e da Orquestra Sinfónica Portuguesa com o Teatro Nacional de São Carlos.

A linha condutora de cada episódio do programa “Música Maestro” consiste na abordagem a um tema clássico, ao redor do qual gravita um conjunto de rubricas relacionadas com essa obra ou associadas a novos autores e compositores de música clássica em todo o País.

Em cada emissão, Rui Massena viaja para uma cidade, acompanhado do seu piano. O contacto com as populações, o conhecimento dos músicos e das orquestras locais e a descoberta da localidade constituem igualmente aspetos essenciais do programa. No episódio de Setúbal, gravado no final de fevereiro, houve a colaboração de associações e escolas de música.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign