22 de Outubro de 2017
12º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 03 de Março de 2017
Setúbal evoca Almeida Carvalho

Setúbal assinala o bicentenário do nascimento de João Carlos d’Almeida Carvalho com um programa comemorativo, ao longo de 2017, destinado a evocar a figura do homem que, entre outros aspetos, se destacou pela investigação da história da região.

As comemorações, apresentadas a 2 de março, em conferência de imprensa, resultam do trabalho em parceria do MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, da Câmara Municipal de Setúbal, da Associação de Municípios da Região de Setúbal, do Arquivo Distrital de Setúbal, da LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e da Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal.

“Almeida Carvalho dedicou-se muito ao estudo da história local. A documentação que deixou no Arquivo Distrital de Setúbal ganhou muitíssima importância na sequência do incêndio que consumiu os Paços do Concelho na madrugada de 5 de outubro de 1910, aurora da República, e onde se encontrava localizado o Arquivo Municipal, que simplesmente desapareceu com o fogo”, sublinhou Carlos Tavares da Silva, diretor do Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS.

Carlos Tavares da Silva destacou durante a apresentação realizada no auditório do MAEDS que Almeida Carvalho foi um homem polifacetado. “Fundou o jornal ‘O Setubalense’, que ainda hoje existe, e desempenhou um papel muito ativo no despontar do mutualismo. Falamos de meados do século XIX. Ele foi um progressista e um grande cidadão.”

As comemorações do bicentenário do nascimento de João Carlos d’Almeida Carvalho, que viveu entre 1817 e 1897, têm início a 11 de março, com uma sessão solene de abertura, às 16h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e devem prosseguir até 9 de setembro, data em que está previsto um concerto de encerramento, com local ainda a definir, no qual devem ser interpretadas obras contemporâneas daquele cidadão natural de Setúbal.

António Cunha Bento, da LASA, observou que o programa comemorativo “ainda não está fechado”, pelo que há eventos, tal como o concerto de encerramento, em que ainda falta definir pormenores.

Sobre as comemorações, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, realçou que se tratam de “um exercício de encontro e reencontro com os setubalenses, exercício que é também um dever, pois é uma função dos municípios olhar para estas pessoas que tiveram influência na vida dos cidadãos”.

O autarca salientou que “a memória, os momentos e as palavras das comemorações destes 200 anos devem ficar perpetuados em publicações”, referindo-se à vontade da Câmara Municipal de lançar edições especiais impressas que retratem as diferentes iniciativas que vão constituir estas comemorações, tal como já aconteceu noutros eventos promovidos pela Câmara Municipal, casos das comemorações Bocagianas e da Festa da Ilustração.

Ainda sobre a produção de conteúdos relativos ao bicentenário, António Cunha Bento acrescentou que a organização das comemorações conta “publicar a autobiografia de Almeida Carvalho numa edição mais próxima da original do que a que foi publicada na década de 60”.

O trissemanário “O Setubalense”, fundado em 1855 precisamente por João Carlos d’Almeida Carvalho, vai associar-se às comemorações e publicar mensalmente uma página com conteúdos sobre a vida e obra do historiador sadino, acrescentou o responsável da LASA.

O programa comemorativo até agora definido apresenta, a 24 de março, às 21h30, nas instalações do MAEDS, uma conferência conduzida por Laurinda Abreu, da Universidade de Évora.

A 3 de abril é inaugurada, às 15h00, uma mostra documental na Sala Polivalente do Arquivo Distrital de Setúbal sobre o homenageado, seguindo-se, a 28, pelas 21h30, na Biblioteca Pública Municipal, a conferência “Setúbal, no tempo d’Almeida Carvalho”, por Albérico Afonso, professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Para maio está reservada, no dia 19, com início às 21h30, na Associação de Socorros Mútuos Setubalense, a conferência “Almeida Carvalho pioneiro do mutualismo local”, pelo investigador da história local Carlos Mouro.

A jornalista Helena Sousa Freitas conduz uma outra conferência, prevista para 16 de junho, às 21h30, na Biblioteca Pública Municipal, sobre “O Jornalismo no Século XIX”.

Com local ainda por determinar, está agendada para 2 de setembro a inauguração de uma exposição biobibliográfica sobre Almeida Carvalho, enquanto, a 8 e a 9, no auditório da Galeria Municipal do 11, decorre o Encontro de Estudos de Arqueologia e História da Região de Setúbal, intitulado “In Memoriam Almeida Carvalho”.

A Comissão de Honra das comemorações do bicentenário do nascimento de João Carlos d’Almeida Carvalho é constituída pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, o presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal, Rui Garcia, o presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, Rogério da Palma Rodrigues, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o vereador da Cultura, Pedro Pina.

Esta comissão integra, ainda, os presidentes da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, e do Conselho de Administração da APSS, Maria Sequeira, a Fundação Buehler-Brockhaus, e o diretor do jornal “O Setubalense”, João Abreu.

Já a Comissão Científica integra Albérico Afonso, do Instituto Politécnico de Setúbal, Ernesto Castro Leal, da Universidade de Lisboa, Glória Santos, do Arquivo Distrital de Setúbal, Joaquina Soares, do MAEDS, Laurinda Abreu, da Universidade de Évora, e Vítor Gonçalves, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Por fim, a Comissão Executiva conta com os contributos de António Cunha Bento, da LASA, Quaresma Rosa, da Uniseti, Carlos Mouro, investigador, Carlos Tavares da Silva, do MAEDS, Horácio Pena, da Câmara Municipal de Setúbal, e Luís Liberato Baptista, diretor do Departamento de Cultura da autarquia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign