23 de Outubro de 2017
18º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 30 de Dezembro de 2014
Setúbal evoca cantora Luísa Todi

Os 262 anos do nascimento da cantora lírica setubalense Luísa Todi são assinalados em janeiro com um programa promovido pela Câmara Municipal de Setúbal composto por uma cerimónia evocativa e vários apontamentos culturais.

O evento comemorativo, organizado em conjunto com a LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, inclui no dia 9, às 09h30, a tradicional cerimónia de deposição de flores na glorieta erigida à cantora lírica setubalense, localizada na Avenida Luísa Todi.

No mesmo dia, às 21h30, há um concerto pelo Coral Luísa Todi, que inclui o Conservatório de Artes e o Coral Infantil. O espetáculo integra um reportório musical com temas clássicos e populares das entidades participantes e recupera algumas músicas da quadra natalícia e do Dia de Reis.

A atuação, a realizar na sede daquela instituição setubalense, tem direção artística de Gisela Sequeira, também maestrina do Coral Luísa Todi, e direção pedagógica de Nélson Caetano, responsável pelo Conservatório de Artes. Já o Coral Infantil é conduzido pela maestrina Raquel Fidalgo. Os bilhetes custam 2 euros.

No dia seguinte, a 10, às 21h30, o ator Ruy de Carvalho é homenageado num espetáculo de música e teatro no Fórum Municipal Luísa Todi, intitulado de “Trovas & Canções, Atores, Poetas e Cantores”. O evento, dinamizado no âmbito do programa “Luísa Todi Homenageia…”, tem bilhetes a 11 e 13 euros.

O programa comemorativo continua a 11 com a exibição do filme “Todi – A segunda morte de Luísa Aguiar”. A obra cinematográfica de Rui Esteves, de 2009, realizada para a série da RTP2 “Figuras Relevantes da Cultura Portuguesa”, passa às 16h00, na Casa da Cultura, na Sala José Afonso.

O filme, uma evocação da cantora setubalense que brilhou nos palcos europeus e morreu em Lisboa longe das luzes da ribalta, com direção musical de João Paulo Santos, é centrado no percurso de uma octogenária por Setúbal, Porto e Lisboa, durante 24 horas, no ano de 2008.

O programa comemorativo que assinala os 262 anos do nascimento da diva setubalense inclui ainda visitas guiadas ao Fórum Municipal Luísa Todi, nos dias 6, 7 e 8, para escolas, outras instituições e grupos informais, mediante marcação através do número de telefone 265 522 127.

As comemorações integram também a atividade “Luísa Todi apresenta-se…”, com animações cénicas para alunos do 3.º ao 6.º ano, dinamizadas ao longo do ano letivo, na Casa Bocage.

Os estabelecimentos de ensino do concelho interessados em agendar sessões no âmbito da atividade “Luísa Todi apresenta-se…”, com animações a cargo do serviço educativo do Museu do Trabalho Michel Giacometti, devem fazer uma inscrição através do telefone 265 537 880.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign