17 de Outubro de 2017
19º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
política 01 de Outubro de 2013
Setúbal evoca Fausto Gonçalves

Fausto Gonçalves, jornalista, líder sindical e político, é evocado em Setúbal numa exposição a inaugurar no dia 5, às 16h00, na Biblioteca Pública Municipal, a que se segue uma conferência.

A exposição documental “Fausto Gonçalves”, produzida pela Biblioteca-Museu República e Resistência, traça, em dez painéis, o perfil biográfico do homenageado, que nasceu em 1899 e morreu em 1977.

Após a inauguração da exposição, a qual esteve patente em Lisboa no âmbito de uma série de iniciativas, realiza-se a conferência “Fausto Gonçalves o jornalista, o líder sindical e o militante partidário”, por Maximiano Gonçalves, especialista em comunicação, que recorda o percurso do homenageado.

Fausto Gonçalves, natural de Tomar, trabalhou em vários títulos da imprensa, como o setubalense “Alvorada”, de que foi fundador e diretor, o “Notícias de Coimbra” e “O Tempo”, entre muitos outros, onde se bateu pela defesa dos trabalhadores e pela luta contra a ditadura. Foi um dos fundadores, em 1919, da Federação Maximalista Portuguesa, antecessora do Partido Comunista Português.

A exposição e a conferência evocativas de Fausto Gonçalves, promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação Cultural Sebastião da Gama, assinalam igualmente o 103.º aniversário da Implantação da República.

A mostra fica patente na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal até 19 de outubro, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign