19 de Julho de 2018
15º
max. 26º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 07 de Outubro de 2013
Setúbal evoca Fausto Gonçalves

O percurso biográfico de Fausto Gonçalves foi recordado, no dia 5, à tarde, numa iniciativa de homenagem ao jornalista, líder sindical e político português, que incluiu uma exposição e uma conferência na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

A vida e obra de Fausto Gonçalves, que nasceu em 1899 e morreu em 1977, são reveladas numa mostra documental composta por dez painéis, bem como por alguns exemplares de publicações em que o homenageado trabalhou.

A exposição está patente na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, localizada na Avenida Luísa Todi, até 19 de outubro, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.

Após a inauguração da mostra, produzida pela Biblioteca-Museu República e Resistência e que esteve patente em Lisboa no âmbito de uma série de iniciativas, decorreu a conferência “Fausto Gonçalves o jornalista, o líder sindical e o militante partidário”.

Na sessão, com a duração de cerca de uma hora e conduzida por Maximiano Gonçalves, especialista em comunicação, foram abordados alguns dos aspetos mais relevantes do percurso profissional, político e sindical de Fausto Gonçalves, assim como curiosidades da sua vida.

A conferência contou com as participações de João Reis Ribeiro, da Associação Cultural Sebastião da Gama, de Luís Leitão, da central sindical CGTP, e de Jorge Guerreiro, em representação da Câmara Municipal de Setúbal.

A exposição e a conferência evocativas de Fausto Gonçalves, promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação Cultural Sebastião da Gama, assinalam igualmente o 103.º aniversário da Implantação da República.

Fausto Gonçalves, natural de Tomar, trabalhou em vários títulos da imprensa, como o setubalense “Alvorada”, de que foi fundador e diretor, o “Notícias de Coimbra” e “O Tempo”, entre muitos outros, onde se bateu pela defesa dos trabalhadores e pela luta contra a ditadura.

Foi um dos fundadores, em 1919, da Federação Maximalista Portuguesa, antecessora do Partido Comunista Português.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign