16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
evocação 20 de Outubro de 2014
Setúbal evoca heróis da Grande Guerra

Setúbal associou-se às comemorações nacionais de evocação do centenário da Grande Guerra com uma cerimónia realizada no dia 18 de manhã, no Monumento aos Mortos pela Pátria, na Praça Almirante Reis.

A evocação, organizada pelo Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), em colaboração com o núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes, teve a participação de pelotões do Exército, da Marinha e da Força Aérea nas honras militares.

Durante a cerimónia, coordenada pelo capitão-tenente fuzileiro Mário Afonso, foram lidos os discursos sobre a data assinalada do Presidente da República e do presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes.

O evento evocativo incluiu a deposição de coroas de flores no Monumento aos Mortos pela Pátria e o descerramento de uma placa da Liga dos Combatentes alusiva à efeméride e colocada na base do monumento.

A cerimónia contou com as presenças do vice-almirante Oliveira Viegas, em representação do EMGFA, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, além de representantes das várias entidades das forças de segurança portuguesas.

O programa protocolar incluiu, igualmente, entre outros momentos evocativos, uma prece religiosa conduzida pelo capitão-tenente capelão Licínio Silva.

A I Guerra Mundial decorreu entre 1914 e 1918 e nela morreram 7 mil militares portugueses.

O Corpo Expedicionário Português, como ficou conhecido o maior contingente do envolvimento nacional no confronto, participou, principalmente, na Batalha de La Lys, que decorreu entre 9 e 29 de abril de 1918.
 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign