24 de Outubro de 2017
15º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 24 de Fevereiro de 2012
Setúbal evoca Zeca Afonso

António Manuel Ribeiro e mais dois elementos da formação atual dos UHF participaram no dia 23, ao final da tarde, num apontamento musical que antecede um programa evocativo de José Afonso a realizar ao longo do ano em Setúbal.

O evento, organizado pela TSF com apoio logístico da Câmara Municipal, no dia em que se completaram 25 anos sobre a morte do músico e poeta, ocorrida em Setúbal a 23 de fevereiro de 1987, contou com a interpretação de dois temas, junto das arcadas dos Paços do Concelho, na Praça de Bocage.

António Manuel Ribeiro, na voz e guitarra, António Côrte-Real, na guitarra, e Ivan Cristiano, na pandeireta e voz, tocaram “Nove Anos”, uma canção dos UHF do LP “Noites Negras de Azul”, de 1988, inspirada em Zeca Afonso. Seguiu-se uma música editada vinte anos antes, “Vejam Bem”, do álbum de originais de José Afonso “Cantares do Andarilho”.

“Zeca Afonso é uma referência tão grande que no último disco de originais que fizemos, ‘Porquê?’, há uma canção, ‘Porquê (Português)’, que eu não teria conseguido escrever tão simplesmente se não fosse ele. É a minha escola”, referiu António Manuel Ribeiro no final do apontamento musical acústico, a que assistiram duas dezenas de pessoas.

Após este evento, segue-se, ao longo de 2012, um programa que assinala em Setúbal os 25 anos da morte de Zeca Afonso, organizado pela Câmara Municipal, em colaboração com a Associação José Afonso.

Uma das ações é a “9.ª Meia Maratona Fotográfica”, a realizar a 10 de março, uma das principais iniciativas do programa das comemorações locais do mês da juventude e que nesta edição tem como tema “Zeca Afonso”.

O cantautor é ainda recordado num concerto a realizar na Feira de Sant’Iago, a 2 de agosto, data do nascimento de José Afonso, e noutro a 1 de outubro, por ocasião do Dia Mundial da Música.

Está também prevista a edição de um DVD especial sobre o músico e poeta que viveu os últimos vinte anos em Setúbal.

A futura Casa da Cultura, a inaugurar dentro de meses, integra iniciativas dedicadas a José Afonso até ao final do ano, no âmbito da programação regular deste espaço, que inclui exposições, concertos, tertúlias, debates e exibição de filmes.

A exposição inaugural será de homenagem ao homem que conheceu bem o edifício onde fica instalada a Casa da Cultura, a partir de 1975 a sede do Círculo Cultural de Setúbal, uma associação que, desde a sua fundação, em 1969, contou com Zeca Afonso como um dos principais dinamizadores e entusiastas.

No âmbito deste programa evocativo, a página de internet da Câmara Municipal de Setúbal passa a dispor de um dossier especial sobre Zeca Afonso, área em que o recordamos nas diversas facetas associadas a uma vida pautada pela criação artística, pelos valores de Abril e pela luta contra o inconformismo.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign