18 de Outubro de 2017
15º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
bocage 27 de Junho de 2016
Setúbal expõe Bocage na rua

As quatro primeiras estruturas de um conjunto de 15 a apreciar no centro histórico de Setúbal, com poemas, artes plásticas e conteúdos media relativos a obras de Bocage, já podem ser admiradas desde dia 25 ao final da tarde.

A iniciativa, dinamizada pelo Teatro Estúdio Fontenova e pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, procura, de uma forma original, levar até às pessoas referências sobre a vida e obra de Elmano Sadino, criando, para isso, paralelismos com a cidade onde nasceu.

Cada uma das 15 estruturas exibe dois poemas de Bocage e é intervencionada por artistas plásticos, inspirados, igualmente, na vida e obra do poeta.

Em complemento, os poemas têm interpretações a cargo de artistas, que podem ser visionadas em vídeos publicados no YouTube, facilmente acessíveis através de códigos QR divulgados nas faces das estruturas.

As inaugurações de dia 25, em que ficaram visíveis as primeiras quatro estruturas do projeto, foram enriquecidas com apontamentos musicais a cargo de Eduardo Dias e Bruno Moraes, responsáveis também pela composição dos temas interpretados, inspirados em sonetos bocagianos.

O vereador da Cultura, Pedro Pina, marcou presença nas inaugurações, tal como o diretor do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias, que fez uma introdução sobre o projeto às dezenas de pessoas presentes no evento.

Este primeiro troço do circuito pedonal “Bocage na Rua – 30 Poemas” pode ser visitado em cerca de vinte minutos e nele o público encontra referências e paralelismo com a Setúbal contemporânea de Bocage, como antigas portas de entrada e saída da vila, livrarias oitocentistas e pontos de venda de tabaco.

As quatro primeiras estruturas contam com trabalhos dos artistas plásticos Ricardo Guerreiro Campos, Jaf e Prahlad Fernando Aranda e as interpretações dos poemas são de Eduardo Dias, Jorge Silva, Cátia Terrinca, Bruno Moraes, Maria Simões, Manuel Bola, Elmano Sancho e Wagner Borges e Tiago Bôto.

As estruturas podem ser visitadas na Rua Luís de Camões, na Avenida 5 de Outubro, na Rua Augusto Cardoso e no Largo da Ribeira Velha.

Quando todas as 15 estruturas estiverem visíveis ao público, com a última inauguração agendada para setembro, a organização disponibiliza um mapa com o itinerário dos locais a visitar, assim como informações complementares para melhor conhecer e interpretar as obras expostas e o porquê das respetivas localizações.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign