20 de Outubro de 2017
19º
max. 22º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
música 29 de Setembro de 2014
Setúbal festeja 'Mês da Música'

O Mês da Música, assinalado em outubro, é festejado em Setúbal com um programa eclético que percorre vários espaços culturais da cidade, com concertos, cinema, uma exposição e uma tertúlia.

Com entradas gratuitas na maioria dos eventos, exceto nas iniciativas indicadas, o programa promovido pela Câmara Municipal em conjunto com outras entidades tem início a 1 de outubro, Dia Mundial da Música, com a atuação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O maestro Pedro Amaral dirige a atuação da Orquestra Metropolitana de Lisboa que apresenta neste concerto a Sinfonia n.º 2, Op. 12, de Richard Strauss, e a Sinfonia n.º 4, Op. 36, de Tchaikovsky. Os bilhetes custam 12 euros e encontram-se à venda no Fórum Municipal e em www.bilheteiraonline.pt.

O programa continua no dia 3, às 22h00, na Taberna da Lota de Setúbal, com o primeiro concerto da Tourrrné Setubalense da banda Kalafate. Uma hora depois, na Casa da Cultura, há um concerto com The Logadogue Swing Project, banda que atua no Café das Artes.

O segundo concerto da Tourrrné Setubalense da banda Kalafate, às 21h00, na Casa da Baía, dá início às atividades de dia 4 do Mês da Música. O programa prossegue às 21h30, no Luísa Todi, com o VI Encontro de Coros de Setúbal, com atuações do Coral Luísa Todi, do Orfeão de Portalegre e do Coral “Ninfas do Lis”. O espetáculo custa 5 euros.

Igualmente a 4, na Casa da Cultura, assiste-se ao regresso da banda setubalense Disto & Daquilo ao ativo, quase trinta anos depois, para um espetáculo às 22h00, na Sala José Afonso. O concerto realiza-se no edifício onde, antes de se extinguir, o grupo fez os últimos ensaios, no então Círculo Cultural de Setúbal.

No dia 5, no exterior da Casa da Cultura, das 10h00 às 14h00, há um “Tocador de Realejos”, mecanismo artesanal com mais de três centenas de temas sonorizados através do sistema de cartões perfurados. No mesmo local, às 16h00, realiza-se um apontamento musical pela Banda Filarmónica da Casa do Gaiato.

O cinema também faz parte do programa do Mês da Música, com a exibição de filmes inspirados na musicalidade. “Um Quarteto Único”, de Yaron Zilberman, passa na Casa da Cultura, dia 9, às 21h30, sessão agendada para a Sala José Afonso, com bilhetes a 1 euro.

Segue-se a 11, às 22h00, igualmente na Casa da Cultura, o concerto de “4 por 4: Octeto Vocal”, banda que interpreta temas de José Afonso, Sérgio Godinho e Vitorino, entre outros, decorre na Sala José Afonso. O espetáculo, com o custo de 3 euros, é dinamizado no âmbito dos 40 anos da Revolução dos Cravos.

A banda The Logadogue Swing Project volta a marcar presença na programação do Mês da Música com uma atuação no dia 12, às 16h00, no Parque do Bonfim, espetáculo dinamizado no âmbito do ciclo de concertos “Há Música no Jardim”, a decorrer desde julho.

Uma nova sessão de cinema é dinamizada no dia 16, às 21h30, na Casa da Cultura. “Walk the Line”, longa-metragem de James Mangold dedicada à vida e carreira musical do norte-americano Johnny Cash, é exibida na Sala José Afonso. Os bilhetes custam 1 euro.

No dia seguinte, a 17, a Câmara Municipal de Setúbal presta homenagem ao tenor setubalense Armando Guerreiro. A iniciativa, agendada para o Salão Nobre dos Paços do Concelho, começa às 21h30.

A Orquestra Académica Metropolitana atua a 18, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi. No espetáculo, com bilhetes a 5 euros, a banda interpreta Imagens Húngaras2, Sz. 97, de Béla Bartók, Petite Suite (orq. de Henri Büsser), de Claude Debussy, e Sinfonia n.º 5, Op. 67, de Beethoven.

No mesmo dia, a Casa da Cultura proporciona dois espetáculos. O primeiro, às 22h00, na Sala José Afonso, dá destaque à banda Rio Lisboa, concerto cuja entrada custa 3 euros. Uma hora mais tarde, no Café das Artes, há um apontamento musical por Travel Bag.

O Mês da Música prossegue no dia 19, com a atuação do Quarteto Deolinda de Jesus, às 16h00, no coreto da Avenida Luísa Todi, enquanto a 23, na Casa da Cultura, passa o filme “Através da Noite”, de Woody Allen. A sessão, marcada para a Sala José Afonso, custa 1 euro.

De volta à musicalidade, um duplo concerto anima a noite da Casa da Cultura no dia 24. Na Sala José Afonso, a partir das 22h00, atuam os setubalenses Tio Rex & Hell Hound, a par de Grutera, projeto musical de Guilherme Efe. As entradas para o concerto custam 3 euros.

O Coro de Câmara de Setúbal e o Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage atuam a 25, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, enquanto Tio Rex dá um concerto na Capricho Setubalense a partir das 22h00, com bilhetes a 3 euros.

Tio Rex & Hell Hound voltam a atuar a 26, às 16h00, no Parque do Bonfim, num concerto do ciclo” Há Música no Jardim”.

“Tertúlia sobre as bandas de música: Da tradição à inovação”, com Pedro Marquês de Sousa e Jorge Salgueiro, é a proposta para dia 30 do programa municipal que celebra a música, numa iniciativa a realizar na Casa da Cultura, às 18h00, no espaço do Café das Artes.

“A Prairie Home Companion, Bastidores da Rádio”, realizado por Robert Altman, é a última sugestão cinematográfica do Mês da Música. O filme é exibido no dia 30, às 21h30, na Sala José Afonso, numa sessão com o custo de 1 euro.

Para o final do programa, a 31, estão reservados concertos de Patxi Andion, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, com bilhetes a 15 euros, e de Um Corpo Estranho, às 22h00, na Capricho Setubalense, a 3 euros.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign