22 de Abril de 2018
13º
max. 20º
min. 12º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 11 de Setembro de 2012
Setúbal festeja Dia da Cidade

Uma sessão solene evocativa, que inclui a condecoração de personalidades e entidades do Concelho com a medalha de honra da cidade, e a reabertura do Fórum Municipal, marcam as comemorações do Dia de Bocage e da Cidade, a 15, feriado municipal.

O programa comemorativo começa às 09h00, com as cerimónias do hastear da bandeira e deposição de flores na estátua do poeta, na Praça de Bocage.

Segue-se, às 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão solene evocativa, com homenagem aos funcionários municipais aposentados e condecoração de personalidades e entidades do Concelho com a medalha de honra da cidade.

Este ano são agraciados com a Medalha de Honra da Cidade, na área “Atividades Culturais”, o ator Fernando Luís, o professor e artista plástico António Galrinho, o professor e investigador João Reis Ribeiro e, a título póstumo, ao músico Ariovisto José Valério e ao padre diocesano Manuel Frango de Sousa.

Na classe “Desporto”, a lista de homenageados contempla o árbitro de futebol João Ferreira e o professor e treinador de natação Pedro Vale.

Em “Ciência e Tecnologia” as distinções recaem nos agrupamentos verticais de escolas Luísa Todi e Ordem de Sant’Iago, na Fundação Escola Profissional de Setúbal e no Instituto Politécnico de Setúbal.

O empresário João Maria da Silva Lopes, conhecido localmente por “João Belezas”, é homenageado, postumamente, com a Medalha de Honra da Cidade na classe “Comércio”.

Em “Associativismo e Sindicalismo” as distinções são atribuídas à Associação de Paraquedistas de Setúbal, à Associação José Afonso e ao Centro Jovem Tabor. Também Duarte Caldeira é condecorado com a medalha honorífica pelas missões que tem desempenhado no âmbito da proteção civil.

A sessão inclui leitura de poemas de Bocage, pelo Teatro Animação de Setúbal, e atuação das tunas dos agrupamentos de escolas Luísa Todi e Ordem de Sant’Iago.

Enquanto as cerimónias evocativas do nascimento de Bocage decorrem no centro da cidade, no Parque Urbano de Albarquel a manhã começa de uma forma divertida, com a regata de banheiras e outras embarcações insólitas, no âmbito dos “Jogos do Sado”.

Ainda de manhã, realiza-se a 2.ª Taça Bocage/Torneio de Andebol, no Pavilhão Antoine Velge, uma organização da Junta de Freguesia de S. Julião. Durante todo o dia, entre as 10h00 e as 21h00, decorre o XX Open Nacional de Damas Clássicas, organizado pela Associação de Damas de Setúbal, na Capricho Setubalense.

A tarde do Dia de Bocage e da Cidade é preenchida com um concerto pela Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense, no coreto da Avenida Luísa Todi, às 16h00, hora em que tem início o evento multicultural do HumbleJungle “EcoBeats 2012”, no Parque Urbano de Albarquel.

A cerimónia de entrega de prémios do XIV Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, promovido pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, apoiado da Câmara Municipal, realiza-se às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A aguardada reabertura Fórum Municipal Luísa Todi acontece às 21h30, numa cerimónia que conta com um recital pela soprano Elisabete Matos, acompanhada pelo pianista Nuno Vieira de Almeida.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign