22 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 11 de Setembro de 2012
Setúbal festeja Dia da Cidade

Uma sessão solene evocativa, que inclui a condecoração de personalidades e entidades do Concelho com a medalha de honra da cidade, e a reabertura do Fórum Municipal, marcam as comemorações do Dia de Bocage e da Cidade, a 15, feriado municipal.

O programa comemorativo começa às 09h00, com as cerimónias do hastear da bandeira e deposição de flores na estátua do poeta, na Praça de Bocage.

Segue-se, às 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão solene evocativa, com homenagem aos funcionários municipais aposentados e condecoração de personalidades e entidades do Concelho com a medalha de honra da cidade.

Este ano são agraciados com a Medalha de Honra da Cidade, na área “Atividades Culturais”, o ator Fernando Luís, o professor e artista plástico António Galrinho, o professor e investigador João Reis Ribeiro e, a título póstumo, ao músico Ariovisto José Valério e ao padre diocesano Manuel Frango de Sousa.

Na classe “Desporto”, a lista de homenageados contempla o árbitro de futebol João Ferreira e o professor e treinador de natação Pedro Vale.

Em “Ciência e Tecnologia” as distinções recaem nos agrupamentos verticais de escolas Luísa Todi e Ordem de Sant’Iago, na Fundação Escola Profissional de Setúbal e no Instituto Politécnico de Setúbal.

O empresário João Maria da Silva Lopes, conhecido localmente por “João Belezas”, é homenageado, postumamente, com a Medalha de Honra da Cidade na classe “Comércio”.

Em “Associativismo e Sindicalismo” as distinções são atribuídas à Associação de Paraquedistas de Setúbal, à Associação José Afonso e ao Centro Jovem Tabor. Também Duarte Caldeira é condecorado com a medalha honorífica pelas missões que tem desempenhado no âmbito da proteção civil.

A sessão inclui leitura de poemas de Bocage, pelo Teatro Animação de Setúbal, e atuação das tunas dos agrupamentos de escolas Luísa Todi e Ordem de Sant’Iago.

Enquanto as cerimónias evocativas do nascimento de Bocage decorrem no centro da cidade, no Parque Urbano de Albarquel a manhã começa de uma forma divertida, com a regata de banheiras e outras embarcações insólitas, no âmbito dos “Jogos do Sado”.

Ainda de manhã, realiza-se a 2.ª Taça Bocage/Torneio de Andebol, no Pavilhão Antoine Velge, uma organização da Junta de Freguesia de S. Julião. Durante todo o dia, entre as 10h00 e as 21h00, decorre o XX Open Nacional de Damas Clássicas, organizado pela Associação de Damas de Setúbal, na Capricho Setubalense.

A tarde do Dia de Bocage e da Cidade é preenchida com um concerto pela Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense, no coreto da Avenida Luísa Todi, às 16h00, hora em que tem início o evento multicultural do HumbleJungle “EcoBeats 2012”, no Parque Urbano de Albarquel.

A cerimónia de entrega de prémios do XIV Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, promovido pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, apoiado da Câmara Municipal, realiza-se às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A aguardada reabertura Fórum Municipal Luísa Todi acontece às 21h30, numa cerimónia que conta com um recital pela soprano Elisabete Matos, acompanhada pelo pianista Nuno Vieira de Almeida.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign