16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
requalificação 08 de Junho de 2015
Setúbal ficou mais bonita

Mais de 1500 voluntários juntaram-se à quinta edição do projeto municipal de participação cidadã “Setúbal Mais Bonita”, que desenvolveu este ano cerca de 130 ações de beneficiação em diferentes locais do concelho.

“O ‘Setúbal Mais Bonita’ vive-se hoje com a mesma dinâmica, com a mesma paixão, com que se viveu a primeira edição”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, também ela voluntária numa das principais ações agendadas para este ano, a pintura de edifícios na Rua Arronches Junqueiro, no centro histórico da cidade.

Sem quaisquer dúvidas, Maria das Dores Meira afirma que “a cidade está efetivamente mais bonita”, facto para o qual tem contribuído o projeto de participação cidadã que decorreu, nesta quinta edição, nos dias 5, 6 e 7.

A autarca sublinha que o “Setúbal Mais Bonita” é uma iniciativa que “já está enraizada na comunidade, pela qual as pessoas esperam para poder participar”, acrescentando que, “antes mesmo de o projeto começar a ser divulgado, é impressionante como os gabinetes da Câmara Municipal já estão cheios de propostas apresentadas por munícipes”.

O projeto consiste na realização de ações de beneficiação de locais do concelho, como pintura de fachadas e de espaços e mobiliário públicos, com a particularidade de a maioria das intervenções ser sugerida e executada pelos munícipes, que se apresentam como voluntários, numa demonstração de total entrega à causa pública e de cidadania.

Em cada edição do projeto há sempre uma intervenção que acaba por se destacar das restantes pela dimensão e impacte que tem na cidade.

A ação programada para a Rua Arronches Junqueiro foi uma das maiores iniciativas desenvolvidas no “Setúbal Mais Bonita” de 2015.

Vinte e uma fachadas de edifícios daquela rua localizada no centro histórico da cidade foram pintadas, numa medida que teve a particularidade de resultar da estreita colaboração entre a Câmara Municipal e os proprietários dos imóveis.

Através de patrocínios e parcerias institucionais, a Autarquia conseguiu que os proprietários adquirissem as tintas a preços muito mais vantajosos, além de disponibilizar vários meios técnicos e humanos para a pintura das fachadas dos edifícios nos dias 6 e 7.

A maioria dos técnicos participou, inclusivamente, a título voluntário, grupo a que se juntaram muitos munícipes, que, sem relação direta com os edifícios a serem intervencionados, quiseram contribuir ativamente para a iniciativa. Casos das amigas Joana Gomes, Helena Pereira e Cristiana Sardinha.

“Ficámos a saber do ‘Setúbal Mais Bonita’ deste ano há já bastante tempo através das redes sociais”, explica Cristiana Sardinha, que, tal como a amiga Helena Pereira, “há já algum tempo que queria participar no projeto”.

Joana Gomes é mais específica em relação à sua ação de voluntariado, pois fez “questão de participar numa intervenção que decorresse no centro histórico”, tudo porque “é uma zona muito especial da cidade” e que lhe “diz muito”.

Outra intervenção que moveu vários meios humanos e logística foi a pintura, exterior e interior, do Pavilhão Antoine Velge.

Cerca de oitenta voluntários, na grande maioria adeptos do Vitória Futebol Clube, pintaram fachada, paredes e bancadas do pavilhão.

A iniciativa foi organizada pela Associação Andgerações, movimento de antigos atletas e de cidadãos que pretendem revitalizar a modalidade do andebol no Vitória de Setúbal.

Carlos Silva, presidente da associação criada em abril, salienta que foi com naturalidade que a organização se associou ao “Setúbal Mais Bonita”, juntando a iniciativa de pintar aquele equipamento à “Missão Pavilhão”, projeto atualmente a decorrer com o objetivo de melhorar as instalações desportivas.

Entre os dias 5 e 7 foram muitas mais as ações que que contribuíram para o embelezamento geral de cada uma das cinco freguesias do concelho.

Cerca de uma centena de moradores locais participaram, no dia 6, no arranjo de espaços verdes da Alameda das Palmeiras, na Bela Vista.

A ação, segundo o presidente da Junta de S. Sebastião, Nuno Costa, ajuda a “reforçar o espírito de cidadania e a dinâmica criada através de um outro projeto municipal, o ‘Nosso Bairro, Nossa Cidade’”.

Em festa permanente, vizinhos trabalharam em comunhão para tornar mais uma zona da Bela Vista num local agradável. Eduardo Marques, um dos moradores que participaram na ação, realça que, “além de a rua ficar mais bonita, o mais importante é que é tudo feito com o suor de quem aqui mora. Isso faz com que, amanhã e depois, continue tudo bem arranjado, porque foi algo construído com o suor de todos”.

Pinturas de instalações de escuteiros em Azeitão e de muros de campos de futebol nas freguesias do Sado e da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra foram outras da várias iniciativas realizadas em todo o concelho ao longo do fim de semana.

O “Setúbal Mais Bonita” teve início ainda na sexta-feira, dia 5, com a realização de ações em estabelecimentos de ensino, mas a presidente da Câmara Municipal sublinha que, “graças ao envolvimento cada vez maior dos pais, muitas dessas iniciativas previstas tiveram que passar para o sábado, devido à disponibilidade dos encarregados de educação”.

A autarca salienta ainda que a quinta edição do projeto contou também com mais um outro contributo relevante, o do Estabelecimento Prisional de Setúbal. “Reclusos em regime aberto estão a arranjar e a pintar o muro exterior daquele estabelecimento. Isso é uma forma de integração digna de registo”, aponta Maria das Dores Meira, que visitou a brigada de reclusos destacada para a intervenção na companhia da diretora do Estabelecimento Prisional de Setúbal, Ana Paula Ramos.

No último dia do “Setúbal Mais Bonita” as intervenções que mais se destacaram foram as pinturas de muros ao longo de Avenida Manuel Maria Portela e do muro exterior do Hospital de S. Bernardo, numa ação que contou com a participação de Gonçalo Diniz, ator que integra o elenco da telenovela da SIC “Mar Salgado”, filmada em Setúbal.

O “Setúbal Mais Bonita” contou com o apoio mecenático de várias empresas e instituições, nomeadamente Barbot, EDP, Águas do Sado, TST, JVR Construções, Refrige, Jumbo de Setúbal, Alegro, Pingo Doce, Farmácia Leão Soromenho, Remax, SPM Construções e jornais Sem Mais e Setúbal Mais.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign