24 de Outubro de 2017
16º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 12 de Maio de 2015
Setúbal homenageia gentes do mar

Setúbal presta homenagem às gentes do mar com um programa comemorativo que inclui tertúlias, encontros e atividades gastronómicas, assim como uma cerimónia de deposição de flores e uma missa de homenagem a 31, Dia Nacional do Pescador.

O concelho de Setúbal, intimamente ligado à atividade piscatória, celebra a efeméride com uma cerimónia de deposição de flores no Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido, às 09h30, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, momento antecedido de missa, às 08h00, na Igreja de São Sebastião.

O programa comemorativo é promovido entre os dias 23 e 31 pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com um conjunto de entidades que dinamizam várias atividades, como é o caso de dois almoços de confraternização de pescadores, ambos no dia 31, com início às 12h00.

Um deles, promovido pela União das Freguesias de Setúbal e que conta com animação musical, realiza-se junto da Doca dos Pescadores, enquanto o outro é dinamizado pela Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra num recinto instalado junto do Pontal de Musgo. 

Integrado nas comemorações locais do Dia Nacional do Pescador está a Semana da Cavala, certame gastronómico a realizar entre 23 e 31 que destaca esta espécie de peixe nas ementas de restaurantes da cidade envolvidos no festival dinamizado pela Autarquia,

Para o último dia desta iniciativa, dinamizada com o apoio da Makro, da Lallemand e da Coca-Cola, está reservada uma sessão de cozinha ao vivo com o chef Ivan Shemchuk, às 18h00, na Casa da Baía. A participação no evento custa 6 euros. Mais informações através do telefone 265 545 010.

No dia 26, há uma aula sobre a cavala e o carapau, ação de promoção do pescado nacional a realizar entre as 10h30 e as 11h30 no Mercado do Livramento. A iniciativa, de participação gratuita com inscrições pelo 265 545 390 e gae@mun-setubal.pt, é dinamizada pela Docapesca, pela Escola de Hotelaria e pelo Turismo de Setúbal e pela Autarquia.

No dia seguinte, a 27, às 09h30, há mais um encontro do ciclo Tertúlias no Mercado, evento organizado pela Autarquia, pereirapisco.criativity e Win Win Talents. A sessão, que aborda o tema “Economia do Mar”, decorre no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, instalado no Mercado do Livramento.

“Consumo dos peixes de menor valor” dá tema a uma ação de sensibilização direcionada para alunos do 1.º ciclo e conduzida pela bióloga marinha Raquel Gaspar. A atividade organizada pela Autarquia e Ocean Alive, no dia 28, com início às 09h30, no Mercado do Livramento, inclui uma visita guiada ao equipamento municipal.

O principal espaço de comércio tradicional da cidade recebe também no mesmo dia, às 10h00, a arte de entrilhar as redes de pesca, atividade partilhada por antigos pescadores com a população e impulsionada pela Associação Família do Mar de São Sebastião e pela Câmara Municipal de Setúbal.

Já a 29, o programa comemorativo começa às 10h00, no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal com a apresentação “Consolidar o Passado, Planear o Futuro Península de Setúbal: Territórios de Terra e Mar”, com projetos da Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal e testemunhos de promotores e perspetivas de financiamentos de programas.

Mais tarde, às 11h30, é inaugurada a exposição “Península de Setúbal: Territórios de Terra e Mar”, mostra da Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal e da Câmara Municipal, que fica patente ao público no Mercado do Livramento até 7 de junho.

No período da tarde, às 15h00, novamente no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, é apresentado o projeto da embarcação “Maravilha do Sado”, em recuperação pela Autarquia com vista a criar um equipamento com vocação cultural, social e educativa para valorização dos produtos da pesca.

Para dinamizar este projeto, que visa igualmente fomentar a imagem do setor da pesca e dos seus agentes, assim como promover o património natural, histórico e arquitetónico ligados à atividade piscatória, é assinado, às 16h00, um protocolo de colaboração entre o Município, a Associação Setúbal Pesca e a Associação Família do Mar de São Sebastião.

As atividades de dia 29 culminam com a inauguração, às 17h00, da exposição de fotografia “Tradição da Pesca em Setúbal”, patente até 15 de junho no edifício da Docapesca. A mostra é uma iniciativa da Associação Setúbal Pesca, da Bivalmar e da Câmara Municipal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign