13 de Dezembro de 2017
10º
max. 12º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 31 de Maio de 2013
Setúbal homenageia pescadores

Um cântico dedicado às gentes do mar e a deposição de uma coroa de flores marcaram uma homenagem aos pescadores desaparecidos realizada no dia 31, de manhã, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade.

Na cerimónia do Dia do Pescador, realizada junto do Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido, cerca de três dezenas de pessoas juntaram-se para cantar o “Homem do Mar”, um hino do Apostolado do Mar.

Após a deposição de uma coroa de flores, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, enalteceu a importância do encontro, classificando-o como numa “merecida homenagem” a pessoas cujo desaparecimento, referiu, afeta diretamente os setubalenses.

Entre os populares presentes na cerimónia de homenagem aos pescadores desaparecidos no mar a perda foi, de facto, o sentimento comum.

Maria Helena Martins, 74 anos, recordou o pai desparecido no mar quando ela tinha apenas 21, frisando “a angústia de nunca saber do corpo”, que a acompanha até à atualidade.

A dor da incerteza foi igualmente apontada por Mariete Sousa, que também recordou o pai desaparecido no mar durante o regresso de uma pescaria em alto-mar. Enalteceu a iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, que considerou “extremamente importante” e um contributo decisivo para que os pescadores, desaparecidos ou não, nunca sejam esquecidos.

A vereadora dos Recursos Humanos da Autarquia, Carla Guerreiro, igualmente presente na cerimónia, recordou aos presentes que as comemorações do Dia do Pescador contam ainda, em Setúbal, com a celebração de uma missa pelo padre Vítor Portugal, na Igreja de S. Sebastião, no domingo, dia 2, às 08h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign