23 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
empreendedorismo 20 de Janeiro de 2015
Setúbal na rota da inovação

Setúbal foi a cidade escolhida para receber, no dia 28, o primeiro encontro “Rotas da Inovação Empresarial”, de âmbito nacional, com a participação de personalidades ligadas ao tecido empresarial.

Depois da sessão de abertura, às 09h00, a cargo da Câmara Municipal de Setúbal, o primeiro painel aborda temas relacionados com “Empreendedorismo e Inovação”, com o pró-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Filipe Cardoso, a apresentar o caminho percorrido pela instituição no desenvolvimento de iniciativas para a região.

De seguida, João Paulo Pimentão, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, fala sobre “A inovação académica”. É ainda apresentado um exemplo local “Sou empreendedor!”, enquanto David Serras Pereira, da Gastão Cunha Ferreira, empresa promotora deste encontro de âmbito nacional, aborda “Inovação como estratégia”.

O primeiro módulo do colóquio encerra com Alexandre Magrinho, da Associação de Transferência de Tecnologia e Conhecimento para Empresas e Instituições, a discursar sobre “As dificuldades e os caminhos para a inovação”.

Às 10h20 são apresentadas “Estratégias de crescimento empresarial”. A primeira intervenção, relativa ao “Horizonte 2020 – fundos comunitários”, está a cargo de Alexandre Marques, da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

“Qualificação de produtos tradicionais” é o tema de uma intervenção de Ana Soeiro, da QUALIFICA, seguindo-se “Estratégias de financiamento”, apresentado por uma instituição bancária.

Os “Incentivos fiscais no apoio à investigação e desenvolvimento”, por Carlos Simão, CQS, e o “Êxito através da comunicação empresarial” encerram o segundo painel.

Por volta das 11h30, as “Etapas para internacionalizar com sucesso” dão início ao painel dedicado a quem expande o negócio para lá das fronteiras do País. Neste módulo, intitulado “Internacionalização com sucesso”, participa ainda Margarida Martinho do Rosário, da Gastão Cunha Ferreira, com “Exportação inteligente”.

Às 12h00, decorre o terceiro painel, “Experiências na Exportação”, com um contraponto entre situações de êxito e casos de insucesso de empresas portuguesas na exportação.

Entre as 13h00 e as 14h00, há uma mostra gratuita de produtos e de oportunidades de contactos por “networking”.

O encontro “Rotas da Inovação Empresarial”, a realizar nas capitais de distrito de Portugal continental, conta, a nível local, com o apoio da Câmara Municipal e do Instituto Politécnico de Setúbal.

O colóquio tem entrada gratuita mediante inscrição prévia na página http://www.rotasdainovacaoempresarial.pt/ .

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign