29 de Abril de 2017
18º
max. 19º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
protocolo 04 de Abril de 2017
Setúbal no futuro da Europa

Setúbal vai assinar com concelhos de Espanha, Itália e Bulgária um protocolo de cooperação de continuidade do trabalho desenvolvido no projeto “Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”.

Os municípios de Setúbal, Portugal, de Aksakovo, na Bulgária, de Igualada, Espanha, e de Nughedu Santa Vittoria, Itália, debateram e ultimaram, no quarto encontro do projeto financiado pelo programa ”Europa para os cidadãos”, da União Europeia, realizado entre 29 e 31 de março, o texto do documento “Programa da Rede das Cidades”, que visa formalizar a relação já existente.

Trata-se de um protocolo que define as formas de cooperação entre os concelhos, que, assim, dá continuidade a ações desenvolvidas em áreas como juventude, ambiente, participação cidadã, desporto e cultura, entre outras, e estabelece a possibilidade de alargamento da rede a novos países.

O documento será submetido à aprovação dos respetivos executivos municipais para ser assinado no quinto e último encontro do projeto “Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”, a realizar nos dias 17, 18 e 19 de maio, em Igualada, Espanha, destinado a debater questões nas áreas da saúde e ambiente.

O encontro do final de março, realizado em Aksakovo, serviu, igualmente, para selecionar os vencedores do concurso internacional “A Europa que queremos ser”, iniciativa de promoção da cidadania e da participação democrática na União Europeia, bem como de incentivo à reflexão dos cidadãos, destinado à participação de crianças e jovens, entre os 7 e os 29 anos.

O evento convidou os munícipes de Setúbal, Aksakovo, Igualada e Nughedu Santa Vittoria a apresentarem trabalhos de fotografia, vídeo, ensaio, prosa, poesia e desenho inspirados nos valores da União Europeia.

A jovem setubalense Joana Pereira arrecadou o primeiro prémio na categoria ensaio, mas Setúbal conquistou ainda dois segundos lugares, com trabalhos de Sofia Jorge, em fotografia, e de Fernando Cruz, em prosa.

O projeto comunitário intermunicipal “Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”, financiado pelo programa ”Europa para os cidadãos”, tem como objetivos canalizar recursos e conhecimentos do poder local em benefício do desenvolvimento europeu, incentivando, ainda, a proximidade e participação cidadã ao nível da União Europeia.

Ao longo dos cinco encontros realizados no âmbito do projeto são incrementadas as relações institucionais entre os quatro municípios envolvidos, grupo em que Setúbal, por exemplo, mantém, em paralelo, um protocolo de cooperação com a autarquia búlgara de Aksakovo desde 2012.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign