15 de Dezembro de 2017
14º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
conferência 24 de Abril de 2017
Setúbal no tempo de Almeida Carvalho

Uma conferência sobre “Setúbal no tempo de Almeida Carvalho”, conduzida pelo professor e investigador Albérico Afonso Costa, realiza-se no dia 28, pelas 21h30, na Biblioteca Pública Municipal.

No encontro, integrado nas comemorações do bicentenário de João Carlos d’Almeida Carvalho, organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal com parcerias, é revisitado o século XIX português na cidade, particularmente no período pós-regeneração, a partir de 1850.

O professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal vai falar sobre um período em que Setúbal, sublinha, “vive um dos momentos mais prósperos da sua existência”, com a chegada da primeira linha de caminho de ferro e a emergência das indústrias conserveiras. 

A segunda metade do século XIX corresponde aos últimos quarenta anos de vida de Almeida Carvalho, personalidade setubalense que teve “uma enorme influência social e política na sociedade”, através do considerável acervo de estudos e investigações realizadas sobre a História de Setúbal e da fundação do jornal O Setubalense e da Associação Setubalense das Classes Laboriosas.

Os seus trabalhos sobre arqueologia romana ou até mesmo os hábitos da sociedade setubalense do século XIX são, atualmente, a principal referência documental para o desenvolvimento de qualquer investigação sobre a história do concelho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign