19 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
conferência 02 de Maio de 2017
Setúbal no tempo de Almeida Carvalho

Setúbal no tempo de Almeida Carvalho, mais concretamente na segunda metade do século XIX, esteve em análise numa conferência realizada na noite de dia 28, com sala praticamente cheia, na Biblioteca Pública Municipal.

No encontro, integrado nas comemorações do bicentenário de João Carlos d’Almeida Carvalho, organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, com parcerias, o professor e investigador Albérico Afonso Costa revisitou o século XIX português na cidade, particularmente no período pós-regeneração, a partir de 1850.

A conferência registou uma grande interatividade entre o orador e o público presente, numa conversa informal na qual foram partilhados conhecimentos sobre um período em que Setúbal, sublinha Albérico Afonso Costa, “viveu um dos momentos mais prósperos da sua existência”, com a chegada da primeira linha de caminho de ferro e a emergência das indústrias conserveiras. 

A segunda metade do século XIX corresponde aos últimos quarenta anos de vida de Almeida Carvalho, personalidade setubalense que teve “uma enorme influência social e política na sociedade”, através do considerável acervo de estudos e investigações realizadas sobre a História de Setúbal e da fundação do jornal O Setubalense e da Associação Setubalense das Classes Laboriosas.

Os seus trabalhos sobre arqueologia romana ou até mesmo os hábitos da sociedade setubalense do século XIX são, atualmente, a principal referência documental para o desenvolvimento de qualquer investigação sobre a história do concelho.

As Comemorações do II Centenário do Nascimento de João Carlos d’Almeida Carvalho (1817-1897), programa a decorrer até setembro, conta com três eventos em maio, o primeiro, dia 17, às 16h00, a aula partilhada “Almeida Carvalho: notas biográficas”, por Carlos Mouro, a realizar na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

Este investigador de história local conduz ainda a conferência “Almeida Carvalho e o pioneiro mutualismo local”, dia 19, às 21h30, na Associação de Socorros Mútuos Setubalense.

O programa de maio integra ainda uma visita ao Arquivo Distrital de Setúbal, incluindo a uma mostra documental dedicada a Almeida Carvalho, dia 24, entre as 14h30 e as 16h45.

As comemorações do bicentenário de Almeida Carvalho, um dos percursores do estudo sistemático e científico da história da região, contam com vários parceiros locais, como a Associação de Municípios da Região de Setúbal, o Arquivo Distrital de Setúbal, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e a Universidade Sénior de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign