24 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
reunião 03 de Julho de 2014
Setúbal posiciona turismo sustentável

A celebração de um protocolo de colaboração com o Instituto Superior Técnico, de caráter pioneiro, para a valorização de Setúbal como um destino turístico sustentável, foi aprovada no dia 2, em reunião pública, pela Câmara Municipal.

O acordo, centrado nos serviços de turismo, visa a aplicação do “LiderA”, um sistema de avaliação e reconhecimento voluntário da construção sustentável, desenvolvido por aquele instituto superior de Lisboa.

O sistema, que preconiza o reposicionamento do ambiente na construção pelo incremento dos princípios da sustentabilidade, configura-se como um processo para liderar pelo ambiente e abrange a gestão do destino turístico sustentável.

O “LiderA” estabelece indicadores e orientações que auxiliam a procura de sustentabilidade na rede de serviços turísticos, tais como o alojamento, a restauração e os transportes, a par de outras atividades.

Este projeto é assumido pela Câmara Municipal de Setúbal como uma mais-valia, uma vez que tem vindo a promover e a dinamizar, ao longo dos últimos anos, uma política de desenvolvimento sustentável em diversas áreas, nomeadamente no turismo.

A deliberação camarária sublinha “a importância em possuir no concelho uma rede de serviços e atividades turísticas com certificação ambiental de sustentabilidade”, de promoção do bom desempenho ambiental, a par de novas dinâmicas económicas.

No âmbito desta colaboração, o Instituto Superior Técnico compromete-se a realizar ações de formação junto dos serviços locais que adiram ao projeto de valorização de Setúbal como um destino turístico sustentável.

A elaboração de orientações técnicas para melhorar a eficiência ambiental e a sustentabilidade e a participação em workshops e conferências são atividades previstas no desenvolvimento deste protocolo.

Atividades escolares apoiadas

Na mesma reunião pública foi aprovada a atribuição de apoios financeiros num montante global de 19.850 euros aos agrupamentos de escolas do concelho para o desenvolvimento e participação em várias atividades.

O subsídio é concedido para apoiar o envolvimento dos estabelecimentos de ensino em iniciativas como o Festival de Música de Setúbal e o Há Festa no Parque, a par de outras atividades desenvolvidas regularmente pelas escolas, como a Semana da Cor, Som e Movimento, projetos de música e festas de encerramento do ano letivo.

O Agrupamento Vertical de Escolas Sebastião da Gama recebe 3.600 euros, o Barbosa du Bocage, 2.850, enquanto o Lima de Freitas arrecada 1.850. Já aos agrupamentos de Azeitão, Luísa Todi e Ordem de Sant’Iago é concedido, a cada, uma verba de 3.850 euros.

A deliberação camarária indica que os apoios financeiros concedidos destinam-se a “apoiar atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva e recreativa”, incluindo aquelas que “contribuam para a promoção da saúde e prevenção de doenças”.

Eventos desportivos com apoio financeiro

A Câmara Municipal aprovou ainda, na reunião de dia 2,ontem, a atribuição de subsídios a oito clubes do concelho, no valor global de 2.450 euros, para apoiar a dinamização de eventos e atividades desportivas ao longo do ano.

A deliberação camarária sublinha que “o associativismo desportivo representa uma das formas mais eficazes de promoção do desporto junto da população, abrangendo um elevado número de munícipes nas várias vertentes das atividades que promovem”, nomeadamente nas áreas de formação, lazer, saúde e competição.

Os apoios financeiros destinam-se à Escola de Futebol Feminino de Setúbal, ao Centro Ciclista Azeitonense, ao Alto da Guerra Sport Clube, ao Clube de Ténis de Mesa de Setúbal, à Associação de Atletismo Lebres do Sado e à Federação Portuguesa de Damas, a par do Núcleo de BTT de Vila Fresca de Azeitão e do Clube de Amadores de Pesca de Setúbal.

Voto de pesar

A Câmara Municipal apresentou ainda, na reunião pública ordinária, um voto de pesar pelo falecimento de Cândido Moreira.

O antigo presidente da Anafre – Associação Nacional de Freguesias e da Junta de Freguesia de Padornelo, em Amarante, faleceu no dia 27 de junho.

O voto de pesar apresentado na reunião pública da autarquia sadina sublinha que Cândido Moreira foi um “defensor intransigente do poder local e democrático e da sua autonomia”, além de ter sido um “político de proximidade em defesa das pessoas”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign