16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
obras 06 de Outubro de 2014
Setúbal reabilita vias estruturantes

Uma operação urbanística da Câmara Municipal de Setúbal está a dotar um conjunto de vias de renovadas características urbanas, com prioridade para o usufruto público, investimento que promove um reordenamento de trânsito na cidade.

A intervenção em curso visa a execução de trabalhos de requalificação nas avenidas Alexandre Herculano e República da Guiné-Bissau e na Praça Vitória Futebol Clube, arruamentos que ganham uma maior atratividade e renovam as dinâmicas de usufruto e de vivência urbana.

A par destas mais-valias, o investimento municipal, com conclusão prevista para meados de janeiro de 2015, inclui uma profunda renovação do sistema de redes de água e de saneamento que atravessa aqueles locais e promove um reordenamento na distribuição do trânsito na cidade.

Os transeuntes e cicloturistas ganham nova prioridade em novos corredores de circulação que facilitam a ligação entre a área nascente da cidade e a frente ribeirinha, enquanto o trânsito é reordenado com a implementação de medidas que garantem o fluxo automóvel e ajudam a melhorar o ambiente.

A criação de um espaço amplo, com um circuito pedonal, uma ciclovia e com a possibilidade de instalação de quiosques com esplanadas, é uma das mudanças mais visíveis na Avenida Alexandre Herculano, concretizada com a remoção da vedação do Parque do Bonfim e com o alargamento da área de passeio.

A medida permite o apetrechamento daquela via de renovadas características urbanas e facilita, paralelamente, a permeabilidade e fruição do próprio jardim, com mais pontos de atratividade e melhores condições de segurança, neste caso, através do reforço da iluminação pública.

Substituição de árvores

A intervenção na Avenida Alexandre Herculano inclui a substituição integral da linha de árvores localizada no separador central daquele arruamento, decisão fundamentada após a realização de uma análise fitossanitária criteriosa aos 62 lódão-bastardo ali existentes.

O relatório técnico, elaborado entre agosto e setembro, concluiu que a maioria dos espécimes analisados evidencia uma má vitalidade e constitui um risco para a segurança pública, uma vez que as árvores apresentam uma acentuada possibilidade de queda de ramos e troncos a breve prazo.

As conclusões do relatório motivaram a decisão da Autarquia em remover daquele local todos os exemplares e plantar uma nova linha de árvores com espécimes jovens, cujas características arbóreas se adequam àquele espaço. Das 62 árvores removidas, cinco são reaproveitadas e plantadas noutro espaço.

O trânsito automóvel também é alterado na Avenida Alexandre Herculano, passando a ser feito, definitivamente, numa faixa de rodagem com duas vias nos dois sentidos de circulação. Paralelamente são criadas mais bolsas de estacionamento, devidamente ordenadas, em harmonia com a nova linha arbórea.

O objetivo de assegurar uma melhor redistribuição do sistema de circulação viário na cidade passa pela Praça Vitória Futebol Clube, nó giratório que distribui o trânsito nas avenidas Alexandre Herculano, República da Guiné-Bissau, Dr. António Rodrigues Manito e 22 de Dezembro.

Naquela praça, os trabalhos incluem o redimensionamento da rotunda existente a par da construção de uma nova infraestrutura viária, na confluência das avenidas Dr. António Rodrigues Manito e 22 de Dezembro, soluções que asseguram uma maior fluidez e reorganização de tráfego.

Condicionamento de trânsito

A operação urbanística em curso, que incide na renovação de um importante conjunto de arruamentos de Setúbal, quer pela sua centralidade, quer por constituírem eixos estratégicos no fluxo de trânsito, engloba a execução de ações profundas de reperfilamento na Avenida Republica da Guiné-Bissau.

A reformulação da faixa de rodagem, que passa a ter sete metros e duas vias de circulação com dois sentidos de trânsito, permite criar um corredor pedonal e ciclável, ao longo de todo o lado sul, de ligação entre as avenidas Alexandre Herculano e Independência das Colónias e a Estrada dos Ciprestes.

A intervenção naquele arruamento surge após a recente criação de uma rotunda na Avenidas da Europa e a Avenida Independência das Colónias, via que passa a assumir-se como um novo eixo de entrada no centro da cidade de ligação à frente ribeirinha e que permite a redução de tráfego na Avenida República da Guiné-Bissau.

Durante o decorrer dos trabalhos, a Avenida República da Guiné-Bissau está condicionada à circulação automóvel, com o trânsito apenas no sentido poente/nascente. Os automobilistas que circulem no sentido contrário devem utilizar como alternativa a Avenida da Europa, dotada de um nova rotunda que otimiza a fluidez de tráfego.

Paralelamente a esta operação urbana, está em curso, nestes locais, um conjunto de trabalhos no subsolo que incluem a construção do emissário dos Ciprestes/Bonfim e a reabilitação da rede de distribuição de água e drenagem de esgotos domésticos e pluviais.

A implementação destas infraestruturas primárias, operação já terminada na Avenida Alexandre Herculano, o que permite avançar com as intervenções de reabilitação na superfície, decorre no âmbito da obra de construção do Alegro Setúbal e do Plano de Urbanização da Entrada Norte da Cidade de Setúbal.

A execução destas intervenções no subsolo motiva, durante o decorrer dos trabalhos, restrições na circulação automóvel na zona, nomeadamente na Praça do Brasil, com acesso limitado, e na Rua Olavo Bilac, encerrada para colocação da conduta subterrânea. Em qualquer dos casos, o acesso dos moradores e comerciantes da área é salvaguardado.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign