20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
evocação 09 de Janeiro de 2017
Setúbal recorda Luísa Todi

Uma cerimónia evocativa, sessões pedagógicas dirigidas à comunidade escolar e a abertura de uma exposição assinalaram a data dos 264 anos do nascimento da cantora lírica Luísa Todi, no dia 9 de manhã.

As comemorações incluíram a tradicional deposição de flores na glorieta dedicada à cantora sadina, nascida a 9 de janeiro de 1753, e internacionalmente famosa durante o século XVIII.

O ato contou com uma homenagem da Câmara Municipal de Setúbal, com a presença dos vereadores Pedro Pina, que depôs uma coroa de flores, e Fernando Paulino.

Na cerimónia, houve ainda homenagens do Centro de Estudos Bocageanos, por Maria do Carmo Branco, da LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, por Machado Luciano, da Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal, através de Quaresma Rosa, e da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, por Rui Praxedes, além da PSP.

Paralelamente, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal decorreram duas sessões pedagógicas do Serviço Educativo dos Museus sobre a vida e obra de Luísa Todi, nas quais participaram alunos das EB do Faralhão e n.º 4 dos Pinheirinhos.

Entre 9 e 20 de janeiro, a Biblioteca tem patente uma exposição bibliográfica sobre Luísa Todi. No local é também possível assistir a um documentário sobre a cantora, desenvolvido pela RTP, com interpretação de Laura Soveral, texto de Maria João Seixas e pesquisa e direção musical do maestro João Paulo Santos. A história retrata o percurso pessoal e artístico da mais célebre cantora lírica portuguesa.

O programa comemorativo dos 264 anos de Luísa Todi, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com todas as atividades de entrada gratuita, previa, na cerimónia de dia 9 de manhã, um apontamento musical do Coro da Uniseti e da Academia Luísa Todi, entretanto não realizado por decisão da autarquia de cancelar os eventos públicos lúdicos durante o luto nacional pela morte do antigo Presidente da República Mário Soares.

Foram igualmente suspensas a apresentação do resultado do concurso para a seleção do Hino do Município, às 18h00, e uma atuação do Coral Luísa Todi, às 21h30, programadas para o Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No caso da apresentação do hino, a cerimónia foi adiada para dia 13, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, enquanto o concerto se realiza em data a anunciar oportunamente.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign