23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 9º
notícias
iniciativas em destaque
evocação 17 de Novembro de 2015
Setúbal recorda Michel Giacometti

Setúbal evoca a passagem dos 25 anos sobre a morte do etnólogo francês Michel Giacometti com um evento cultural, a realizar no dia 27, que inclui música, vídeo e palestra.

A homenagem ao homem que desenvolveu um importante trabalho de investigação da música popular portuguesa, nos campos e recantos do País, decorre a partir das 21h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com cante alentejano, projeção de vídeo e intervenção do escritor Modesto Navarro.

A iniciativa, organizada numa parceira da Câmara Municipal de Setúbal com a Associação Conquistas da Revolução, de participação gratuita, evoca a passagem sobre os 25 anos do falecimento de Michel Giacometti, ocorrido a 24 de novembro de 1990, numa altura em que este já vivia em Portugal há mais de trinta anos.

O etnólogo corso estabeleceu-se em Portugal em 1959, onde recolheu informações etnográficas em mais de seiscentas freguesias. Fez programas de rádio e televisão, editou discos, em parceria com o compositor Fernando Lopes-Graça, e um cancioneiro popular português.

O Museu do Trabalho de Setúbal, fundado em 1987, possui a coleção etnográfica etnográfica recolhida pelos estudantes do Serviço Cívico Estudantil coordenados por Michel Giacometti em 1975.

Instalado na antiga fábrica de conservas Perienes, cujo edifício foi adquirido, em 1991, pela Câmara Municipal, o espaço, após obras de remodelação, reabriu a 18 de maio de 1995, com o nome de Museu do Trabalho Michel Giacometti, em homenagem ao investigador.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign