15 de Dezembro de 2017
16º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 21 de Outubro de 2013
Setúbal recorda Rui Serodio

Momentos da vida e da colaboração artística de Rui Serodio com vários artistas e instituições culturais de Setúbal são partilhados num espetáculo de homenagem ao maestro, pianista e compositor, dia 26, à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A passagem de Rui Serodio pelas diferentes instituições com as quais colaborou, bem como o papel preponderante que teve na afirmação da cultura setubalense são evocados no espetáculo, com início às 21h30, que inclui apontamentos nas vertentes de música, dança e poesia.

Vários agentes culturais do concelho e personalidades artísticas marcam presença em “Setúbal Homenageia Rui Serodio”, iniciativa organizada pela Câmara Municipal, que assinala a vida e obra do maestro, pianista e compositor, dois anos após o falecimento, a 22 de outubro de 2011, aos 74 anos.

O espetáculo, num cruzamento do trabalho de Rui Serodio com produções artísticas desenvolvidas por instituições do concelho, inclui vários momentos musicais, centrados em temas trabalhados ou da autoria do músico, nomeadamente os hinos originais da Feira de Sant’Iago e da Universidade Sénior de Setúbal.

A leitura de excertos do livro “Je suis le pianiste – A vida e a música de Rui Serodio”, escrito pelo editor e produtor Jorge Calheiros, é outro dos momentos altos no espetáculo, com a duração de perto de duas horas, que inclui o visionamento de um filme sobre o maestro, pianista e compositor.

Participam na iniciativa a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, a Associação Cultural Sebastião da Gama, o Conservatório Regional de Setúbal, o coro municipal “Afina Setúbal”, do qual Rui Serodio foi o primeiro maestro, e as companhias Teatro Estúdio Fontenova e Teatro Animação de Setúbal.

A fadista Piedade Fernandes, a artista plástica Pólvora da Cruz e o cantor Cláudio Nunes também marcam presença no espetáculo, com um custo de três euros. Um euro do valor de cada bilhete reverte a favor do Externato Rumo ao Sucesso.

As entradas podem ser adquiridas na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi, de terça-feira a domingo, das 11h00 às 20h00, e até meia hora antes do início do espetáculo, ou em www.bilheteiraonline.pt.

A nível artístico, Rui Serodio, natural de Lisboa, participou em projetos sobre Bocage e Sebastião da Gama, bem como na direção do coro municipal “Afina Setúbal”, produziu álbuns, nomeadamente “O Fado e a Cidade”, compôs músicas para teatro e dinamizou palestras e workshops de música.

O maestro, pianista e compositor alcançou o terceiro lugar do Festival RTP da Canção em 1972 com a música “Vem o Caminheiro”, interpretada por Manuel Vargas, tendo sido distinguido pela Câmara Municipal com a Medalha de Honra da Cidade, na classe Atividades Culturais, em 2011.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign