21 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
baías 19 de Dezembro de 2013
Setúbal reforça prestígio internacional

Setúbal viu reforçado o prestígio internacional no IX Congresso das Mais Belas Baías do Mundo, encontro realizado no início de dezembro no Cambodja.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que é, simultaneamente, vice-presidente do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, levou até ao sudeste asiático as potencialidades e as linhas estratégicas de desenvolvimento do concelho, apresentadas na conferência “Cidade Verde, Mar Azul”.

No IX Congresso das Mais Belas Baías do Mundo, com representantes de mais de trinta delegações dos diversos países que integram este clube, marcou também presença o vereador André Martins, presidente da Associação Baía de Setúbal.

A baía de Setúbal encontra-se dentro do limite da REN – Reserva Ecológica Nacional, pertencendo ao estuário do Sado, local que é o habitat natural do roaz-corvineiro, uma das raras comunidades sedentárias de golfinhos na Europa.

A orla costeira da baía sadina, enriquecida pela imponência da serra, alberga tesouros da natureza como o Portinho da Arrábida, votado pelo País como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, e a Pedra da Anixa, considerada Reserva Zoológica.

Setúbal pertence desde 14 de novembro de 2002 ao restrito Clube das Mais Belas Baías do Mundo, o qual é constituído por mais de três dezenas de enseadas distribuídas um pouco por todo o planeta.

Portugal é representado nesta organização apenas por dois locais. Além de Setúbal, está também, desde 2011, a baía da Horta, no Faial, Açores, aceite no clube após uma candidatura apadrinhada por Setúbal.

O clube procura promover a troca de experiências entre os membros ao nível de políticas de proteção, conservação e desenvolvimento sustentado das baías, bem como a partilha de intercâmbios culturais, sociais, desportivos, económicos e industriais entre os habitantes das regiões das baías.

O Clube das Mais Belas Baías do Mundo foi constituído a 10 de março de 1997, em Berlim, com a designação “Club des Plus Belles Baies du Monde”, sendo uma associação que se rege segundo a legislação francesa.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign