23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
música 05 de Setembro de 2014
Setúbal vive festa da Eurovisão

Os êxitos do Festival Eurovisão da Canção são revividos nos dias 12 e 13, na sexta edição do Eurovision Live Concert, evento único no País que traz a Setúbal perto de duas dezenas de artistas de toda a Europa.

“Esta é a maior festa dedicada ao Festival Eurovisão da Canção”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no dia 5, na apresentação do Eurovision Live Concert, este ano com dois espetáculos agendados para o Fórum Municipal Luísa Todi.

Na conferência de imprensa realizada na Casa da Cultura, a autarca realçou que, “ano após ano, Setúbal tem conseguido merecer da organização desta constelação de estrelas do mundo da canção a honra de ser a sede nacional deste evento, que permite que ídolos e fãs convivam de perto, numa relação intima”.

O Eurovision Live Concert – Portugal 2014 começa no dia 12, às 21h30, com “Portugal – 50 Anos de Canções”, espetáculo que apresenta alguns dos artistas e das músicas que marcaram o Festival da Canção durante o meio século que o evento organizado pela RTP comemora.

Adelaide Ferreira, Manuela Bravo, Armando Gama, Filipa Sousa, Rui Bandeira, Vânia Fernandes, Liana e Suzy são presenças confirmadas na noite que assinala ainda o regresso de EURO, grupo que se juntar mais de uma década depois de ter participado no Festival RTP da Canção, precisamente no Luísa Todi.

Nesta primeira noite atuam ainda, como convidados especiais, Carla Ribeiro, Henrique Feist, Rui Andrade e Raquel Guerra. O espetáculo, com entradas a 10 euros, inclui um tributo a artistas que participaram no Festival Eurovisão da Canção, assim como homenagens a Ian Van Dyck e Nuno Feist.

Por todos estes nomes confirmados na festa eurovisiva realizada em Setúbal há seis anos consecutivos, salientou Maria das Dores Meira, “é fácil perceber que o Festival da Canção se assume como um viveiro de artistas, um espaço onde o sonho se torna realidade”.

No dia 13, o palco da principal sala de espetáculos setubalense recebe, igualmente às 21h30, a noite do “Eurovision Live Concert”, evento que junta cantores de 16 países europeus que se destacaram na história da Eurovisão, com temas de variados géneros, para todos os gostos.

Ryan Dolan (Irlanda), Omar Naber (Eslovénia), Alyosha (Ucrânia), Jelena Tomaževič (Sérvia), Esther Hart (Holanda), Jan Johansen (Suécia) e Célia Lawson (Portugal), a par do grupo Aarzemnieki (Eslovénia), são presenças confirmadas no espetáculo que promete muitas surpresas.

O grande destaque da noite de dia 13 vai para a convidada especial Anne-Marie David (França/Luxemburgo). “Este ano a escolha recaiu na cantora que venceu a Eurovisão no ano que que nasci, em 1973”, explicou Guilherme Santos, da Deriv@Status, que organiza a festa setubalense em parceria com a Autarquia e a OGAE Portugal.

O segundo espetáculo do Eurovision Live Concert – Portugal 2014, que traz a Setúbal, pela primeira vez, artistas eurovisivos da Letónia, Ucrânia e Suécia, conta, na abertura, com uma demonstração de dança por Luís Ribeiro, o único pole dancer profissional português.

Entre várias surpresas por anunciar, no concerto participa ainda a artista Narayana (Ucrânia), como convidada especial. “O espetáculo é todo ele uma grande surpresa”, frisou Guilherme Santos, ao elogiar o apoio da Autarquia. “Sem o apoio do Município era impossível.”

Aquele responsável destacou a confiança depositada pelos artistas na organização do evento, que atuam em Setúbal sem receber cachet. A seguir à festa holandesa, que se assume como a mais importante do Eurovision Live Concert, a de Setúbal “é a que mais cativa os artistas e os fãs”, garantiu Guilherme Santos.

José Garcia, da OGAE Portugal, ao vincar que existem “milhares de fãs da Eurovisão” por toda a Europa, realçou que, “cada vez, mais o público internacional associa Setúbal a esta grande festa da canção”. Destacou, ainda, a originalidade e inovação dos temas apresentados a concurso.

O Eurovision Live Concert, “com a atuação de artistas de países que participaram em diversas edições da Eurovisão, constitui uma oportunidade de ouro para ter bem perto aqueles que, até aqui, só podiam ser vistos na televisão”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

“É essa a magia do evento, a possibilidade de prolongar e aprofundar o contacto com aqueles que admiramos, aqueles que, com o seu talento, nos transmitem felicidade”, afirmou Maria das Dores Meira, apontando uma série de outra iniciativas culturais dinamizadas regularmente em Setúbal.

Na Casa da Cultura, que brevemente assinala dois anos de existência, a edil setubalense fez questão de relembrar o esforço e investimento cultural realizado nos últimos anos na cidade, quer na criação e reabilitação de equipamentos, quer na promoção de variados e importantes eventos para todos os públicos.

“Apesar das dificuldades, não paramos de fazer investimentos ao nível da oferta cultural, desportiva e recreativa, em conjunto com os nossos clubes e associações, porque é disso mesmo que se trata, de investimento, sobretudo nas pessoas”, afirmou, com orgulho.

O programa do Eurovision Live Concert – Portugal 2014 inclui uma festa no Lounge Caffé, dia 12, a partir das 23h30, e uma after-party, a 13, na sala multiusos do Fórum Municipal Luísa Todi. A organização disponibiliza ainda pacotes especiais de acesso às iniciativas e alojamento. Mais informações disponíveis em http://derivastatus-associacao.webs.com.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign