20 de Outubro de 2017
20º
max. 22º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
rastreios 23 de Maio de 2013
Setubalenses avaliam saúde cardíaca

Tensão arterial e colesterol altos foram os problemas de saúde registados com mais frequência nas cerca de 450 pessoas que aproveitaram, em Setúbal, o circuito de rastreios realizado no âmbito da iniciativa “7 Dias do Coração”.

No balanço do evento, que decorreu entre 21 e 23, junto do coreto da Avenida Luísa Todi, a responsável pelo Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal, entidade organizadora, sublinhou a importância cada vez maior da adoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de exercício físico.

Quitéria Rato salientou que a cidade de Setúbal está apetrechada com um passeio ribeirinho “de excelência”, que serve como complemento ideal aos cuidados que a população deve ter com a saúde cardiovascular.

Perspetiva partilhada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, presente no último dia do evento, que recordou os vários equipamentos urbanos disponíveis para a prática de atividades relacionadas com estilos de vida saudáveis, muitos deles apostas recentes da Autarquia, favorecendo o usufruto da cidade pela população “de um modo descontraído”.

Quitéria Rato adiantou que foram analisadas cerca de 150 pessoas em cada um dos três dias em que a iniciativa decorreu na placa central da Avenida Luísa Todi, realçando que o evento, agora na terceira edição, permite “trazer o hospital para a rua”, facultando gratuitamente à população rastreios a um conjunto alargado de fatores de risco, como hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes e obesidade.

Na área da alimentação, a técnica de cardiologia salientou que a população setubalense “não está ainda como gostaria”, com evidências no uso de sal em excesso e de alimentos ricos em gorduras saturadas, o que resulta, entre outras incidências, em problemas de colesterol.

A iniciativa contou, no dia de encerramento, com a realização de um “show cook”, onde foram dados conselhos práticos à população na confeção de pratos mais saudáveis com recurso a ingredientes saudáveis, como ervas aromáticas e sumo de limão, em alternativa ao uso do sal.

Funcho, manjericão e tomilho foram algumas sugestões de ingredientes a usar num tempero adequado de pratos apresentadas pelo chef José Martins, do restaurante Espaço de Setúbal, enquanto preparou ao vivo duas receitas saudáveis: cavalinha em molho de tomate e feijoada de choco.

Quanto ao último prato, José Martins indicou que, contrariamente à noção mais comum, a feijoada de choco é um prato saudável e nutricionalmente muito equilibrado, bastando apenas substituir o sal por ervas durante a conceção.

O presidente da Sesibal – Cooperativa de Pescas de Setúbal, Sesimbra e Sines, Ricardo Santos, que participou igualmente no “show cook”, referiu a importância do consumo de peixe, designadamente das sardinhas, das cavalas e dos carapaus, cuja riqueza em nutrientes como Omega 3 é claramente benéfica na prevenção de problemas do foro cardíaco.

Durante o “7 Dias do Coração”, realizado com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e integrado nas comemorações do Mês do Coração, assinalado ao longo deste mês, prestaram-se ainda esclarecimentos sobre hipocoagulação oral, insuficiência cardíaca e doenças coronárias.

O evento contou ainda com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, da Faculdade de Motricidade Humana e da delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign