17 de Outubro de 2017
19º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
arte 23 de Junho de 2014
Setubalenses mostram alegria

O Mercado do Livramento foi o ponto de referência para Filipe Ferreira fotografar trinta rostos de setubalenses, reunidos num painel de grandes dimensões que pode ser visto na Praia da Saúde.

O resultado desta ação, no âmbito da iniciativa “Arte em Toda a Parte”, do Alegro, foi inaugurado no dia 20 pela presidente da Câmara Municipal e pelo diretor-geral da Immochan, com a presença do fotógrafo Filipe Ferreira e de algumas das pessoas fotografadas.

Filipe Ferreira assegura que este trabalho a partir da ideia de fotografar sorrisos, do projeto “Somos Todos Alegro”, feito em conjunto com Bruno Pereira, foi “o mais simples possível”.

Peixeiros, talhantes, estudantes e outros setubalenses, homens, mulheres e crianças sorriem para a câmara, com o fotógrafo a salientar a importância da abordagem deste tipo de intervenções. “Ter uma lente na cara é muito agressivo.”

De forma aleatória, Filipe Ferreira conseguiu trinta rostos sorridentes, acabando por abranger várias faixas etárias e de diversas ocupações, como o talhante Libânio Caferra, que, embora ausente na inauguração do painel, esteve representado pela família.

De luvas e avental, Fortunata aponta para a sua fotografia, no topo do painel, e pergunta: “Então não se vê que sou eu ali?”

A peixeira, lembrou o dia em que Filipe Ferreira a abordou, atrás da banca, para ser fotografada. Empurrando para a sobrinha, lá foi convencida de que era o seu sorriso e não outro que interessava.

Na inauguração, ao lado da peixeira, a admirar os respetivos rostos, estavam ainda Zé Miguel, que se distingue pelo bigode, e Francelina Horta, que “está sempre a rir”.

A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, que foi reconhecendo algumas caras, salientou que o painel está bem localizado, perto do Parque Urbano de Albarquel, onde decorrem diversas atividades, como, agora, o Setúbal Bay, no dia 28, prova com 23 países representados.

Esta ação dá continuidade a um conjunto de trabalhos, elaborados por artistas portugueses consagrados, no âmbito da construção do Centro Comercial Alegro Setúbal, equipamento que “está a ficar muito bonito”, congratulou-se a autarca.

Maria das Dores Meira lembrou que, em breve, além da criação de postos de trabalho, os setubalenses não têm de se deslocar às grandes superfícies comerciais nas imediações, como Almada e Montijo.

O diretor-geral da Immochan, Mário Costa, ofereceu uma reprodução de cada retrato como forma de agradecimento à participação dos setubalenses fotografados nesta ação do “Arte em Toda a Parte”, iniciativa que visa consolidar a Arte e a Cultura como um eixo estratégico no posicionamento da marca Alegro.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign