11 de Dezembro de 2017
15º
max. 15º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
proteção 01 de Março de 2013
Simulacro testa segurança escolar

O investimento na área da proteção civil para a melhoria das condições de segurança da população foi destacado no dia 1 de manhã pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, num simulacro realizado numa escola.

“A Autarquia tem feito um grande investimento na área da prevenção, sobretudo nas escolas, agora todas apetrechadas com sistemas de deteção de incêndios e com planos de emergência personalizados, elaborados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros”, sublinhou a autarca no exercício realizado na EB1/JI da Azeda.

No Dia Internacional da Proteção Civil, assinalado no dia 1, realiza-se “mais um simulacro no âmbito da prevenção, numa escola que é da responsabilidade da Câmara Municipal de Setúbal”, salientou Maria das Dores Meira, frisando a importância deste tipo de exercícios para a educação das crianças e preparação das forças de proteção e socorro.

“Esta é uma ação que testa no terreno os comportamentos de todos os intervenientes. É assim que as situações têm de decorrer, com as crianças em aula, para termos a plena noção da realidade na eventualidade de uma situação em caso de acidente”, reforçou Maria das Dores Meira.

A edil vincou “o trabalho muito intenso” dinamizado na área proteção civil, uma “das prioridades da Câmara Municipal de Setúbal”, destacando o “esforço financeiro realizado pela Autarquia no apetrechamento das corporações de bombeiros”, aludindo a uma nova candidatura a fundos comunitários, “da ordem dos dois milhões de euros, praticamente assegurada”.

Um curto-circuito num equipamento elétrico instalado na biblioteca na escola seguido de um incêndio foi o cenário escolhido para testar as capacidades operacionais do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros e o plano de emergência da EB1/JI da Azeda, com 265 crianças a frequentar o 1.º ciclo do ensino básico e 75 no pré-escolar.

Ao som do alarme, as crianças foram encaminhadas para uma zona de segurança do recinto, localizada na área desportiva do exterior, acompanhadas por auxiliares e docentes. Entretanto, procede-se ao corte de luz, água e gás,

No exterior do recinto escolar, agentes da PSP criaram um perímetro de segurança, com corte de uma das vias de rodagem, e o acesso ao estabelecimento de ensino foi totalmente interdito.

Dado o alerta, os bombeiros Sapadores e Voluntários deslocam-se rapidamente ao local do sinistro e verificam a ocorrência de um aluno “ferido”, com necessidade de assistência médica. Feito o salvamento, a criança foi estabilizada no local e transportada para o Hospital de São Bernardo.

“O balanço do exercício é muito positivo”, adiantou o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, José Luís Bucho. “Com este simulacro conseguimos incutir nestes futuros cidadãos responsáveis algumas noções relacionadas com a segurança.”

José Luís Bucho adiantou, igualmente, que este exercício “serve para verificar a funcionalidade de equipamentos de segurança e rotinar procedimentos nos estabelecimentos de ensino”.

O coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros enalteceu ainda a participação ativa das escolas na dinamização destas atividades. “Ao princípio, com a instalação da sinalética e elaboração dos planos para as escolas, os exercícios eram uma iniciativa deste serviço. Hoje, verifica-se o contrário, com os agrupamentos de escolas já sensibilizados para este tipo de ações de prevenção.”

O simulacro realizado na EB1/JI da Azeda, do tipo LiveX, com 21 bombeiros e cinco viaturas, enquadra-se nas comemorações locais do Dia Internacional da Proteção Civil, decorrendo, na tarde de dia 1, um exercício semelhante na EB1 das Areias.

Estes testes permitem avaliar à escala real a capacidade de resposta perante determinado tipo de ocorrências e aprofundar os procedimentos que as escolas treinam regularmente, agora com o complemento de meios de proteção civil como bombeiros Sapadores e Voluntários e PSP.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign