18 de Dezembro de 2017
13º
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
mobilidade 10 de Setembro de 2013
Sinal verde à mobilidade sustentável

“Ar Limpo – está nas tuas mãos!” dá o mote à Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa que, entre os dias 16 e 22, através de várias ações, pretende sensibilizar os munícipes para a utilização de meios alternativos ao veículo automóvel convencional.

A Semana Europeia da Mobilidade, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela ENA – Agência de Ambiente e Energia da Arrábida, em parceria com empresas de transportes, lojas de desporto e aventura, é dinamizada com um programa que passa por ações para o uso da bicicleta nas deslocações para o trabalho, passeios pedestres e de BTT, exposições, exibição de curtas-metragens e animação de rua.

O evento dedicado à mobilidade sustentável com maior difusão em todo o mundo culmina com a iniciativa “Na Cidade, sem o meu Carro”, a 22, no Dia Europeu sem Carros, com um passeio de BTT na Arrábida, com concentração às 09h00, na Praça de Bocage.

Nesse fim de semana, dias 21 e 22, a Avenida Luísa Todi está encerrada ao trânsito, entre as 09h00 e as 18h00, no troço entre a rotunda do Quartel do 11 e a PSP, dando lugar à realização, durante esse período, da Feira de Bicicletas Usadas.

Venda, aluguer, oficina e gincanas de bicicletas são atrativos neste certame, que inclui desporto adaptado e artesanato, como as bicicletas de arame de Jacinto Tadeu.

Durante a feira, realiza-se uma campanha solidária de recolha de componentes de bicicletas usadas para oferecer à APPACDM de Setúbal.

No mesmo local, durante a Semana Europeia da Mobilidade, fica patente uma exposição relativa ao projeto sobre acessibilidades “Rampa” e uma mostra de veículos elétricos e híbridos a cargo da ZMOV.

As diferentes atividades previstas para a Semana Europeia da Mobilidade resultam de um trabalho em parceria entre a Autarquia e a agência ENA com o Ginásio Proaventuras, a Bikezone Setúbal, a Anibikes, a Gopersports Bikecenter, o Stand Jomara, a Legend Bikes, a Ciclomania, a Biciplus Palmela e a Rent a Bike.

O incentivo à utilização da bicicleta nas deslocações dentro e fora da cidade é feito no dia 20, com os TST – Transportes Sul do Tejo a permitirem o transporte de bicicleta. Também a Fertagus, no dia 22, oferece o título de transporte aos utilizadores que viajem com bicicleta.

Ainda no dia 20, é lançado o desafio, a toda a população, “De bicicleta para o trabalho: experimente neste dia, porque não?”, estando marcada para as 18h00, com concentração no Jardim de Vanicelos, uma bicicletada nas ruas de Setúbal.

Ações de sensibilização são também dirigidas ao comércio e turismo, estando o dia 18 agendado para questões de acessibilidade aos estabelecimentos junto dos empresários.

Um conjunto de 11 curtas-metragens europeias que têm como objetivo fomentar a mudança comportamental de mobilidade é exibido durante a semana nas esplanadas e bares aderentes da Avenida Luísa Todi, na Casa da Baía, em atendimentos ao público da Câmara Municipal e nos transportes públicos.

Os filmes, com duração média de três minutos cada, são ainda exibidos na Biblioteca Pública Municipal, dia 18, às 10h00, e a 21, às 21h00, no Pátio do Dimas da Casa da Cultura.

No dia 19, o trânsito automóvel está interdito na Praça de Bocage devido às atividades que ali decorrem durante o dia, com início às 09h30, com uma flashmob bicicletada com alunos das escolas de Setúbal, enquanto a partir das 10h00 a associação de artistas plásticos Artiset proporciona pintura ao vivo.

Há ainda animação de rua “Mover para Viver”, pela APPACDM de Setúbal, e o “Senhor Q e Dona Ofélia”, pelo Teatro do Elefante.

Desenvolver comportamentos compatíveis com a proteção da qualidade do ar, redução de ruído, proporcionar oportunidades de deslocações a pé, de bicicleta e de transportes públicos, em vez do automóvel privado, são alguns objetivos da iniciativa “Ar Limpo – está nas tuas mãos!”.

Paralelamente, pretende-se proporcionar à população a redescoberta da cidade, dos habitantes e do património, num ambiente mais saudável e agradável.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign